Eleições 2006

18/8/2006
Eduardo Piza Pereira Gomes

"Outra ala há de abrir

 

Quem sabe há de surgir

Um sorriso bem aberto

Pra eu não me iludir

Sobre estar no rumo certo

 

Vou saber no amanhecer

Se este bloco vai sair

Ao contrário o parecer

Outra ala há de abrir

 

A leitura da citação de Horácio, na edição nº 1.478 (17/8/06), incentivou-me a extrair de 'Paisagem denúncia, espaço sonhado', livro que editei em dezembro de 2004, as duas estrofes citadas e o texto que segue.

 

Os políticos, da situação e da oposição, utilizando tamanhos cada vez menores para a letra "p", não revelam as suas intenções e o eleitor, com erro fatal, por absoluta falta de opção, acaba votando no conhecido vizinho, ou no amigo da família, ou naquele indicado por sua igreja que, seguindo a moda do minúsculo, escreve pequenininho o "i" desta palavra, ao se comportar como fábrica de ilusão e loja de esperança, nos mais diversos credos.

 

Esses políticos nem sabem que, se eleitos, poderão alterar situações atendendo aos interesses dos vários grupos sociais. E eles dificilmente aprendem, o que pode ser notado observando o comportamento daqueles que, mesmo experientes, voltam a disputar eleições sem apresentar nenhuma proposta de governo. Acreditando, naturalmente, que o eleitor nunca irá perceber que a sua política não ultrapassa o período da caça aos votos, condenando-o a viver entre o ruim de uma gestão e o pior da seguinte.

 

Está na hora de o cidadão cobrar os candidatos. Deixando claro que se ele não tiver opção poderá anular seu voto. Uma advertência que não fere a democracia, pois votos sem candidatos com qualidade, ou com programas desconectados da sociedade, só servem para legitimar a farsa dos que fingem propor alguma coisa. Farsa que, em qualquer nível de Governo, pode originar leis e então ter seu cumprimento exigido pelo Ministério Público, se atuante, e julgado pelo Poder Judiciário, em ações muitas vezes só iniciadas por aqueles que têm dinheiro e acesso à inteligência nacional.

 

Não será com atitudes complacentes que os candidatos envidarão esforços para organizar programas visando a atender aos interesses que ultrapassam os do seu grupo mais restrito. Está na hora de virar a mesa! Outra ala há de abrir!"

Envie sua Migalha