Caso Liana Friedenbach e Felipe Silva Caffé

1/9/2006
Wilson Silveira - CRUZEIRO/NEWMARC PROPRIEDADE INTELECTUAL

"Sabem quem é Champinha? Quem poderia esquecer o assassino e estuprador de Liana Friedenbach e Felipe Caffé, os dois jovens namorados? Quem poderia esquecer os horrendos fatos ocorridos? Pois bem, há uma semana Champinha está sendo submetido a uma bateria de exames para avaliar sua personalidade e o risco que pode representar para a sociedade. Ele tem hoje 19 anos e está sendo analisado por seus psiquiatras do Instituto Médico Legal e, se sua periculosidade não for comprovada, Champinha irá para as ruas já em Novembro. Não é demais? Então um jovem assassina friamente Felipe Caffé e, após manter Liana sob seu controle, estuprando-a e oferecendo-a como escrava sexual a outros estupradores, mata-a, também friamente, a facadas, e é necessário avaliar sua personalidade? São necessários 6 psiquiatras para definir se o assassino e estuprador representa ou não risco para a sociedade? Cretinice também tem que ter limite. Regras idiotas não tem que prevalecer. Enquanto isso, o Ministério Público aguarda uma das alternativas abaixo, segundo o promotor Tales Cesar de Oliveira, da Promotoria da Infância e Juventude:

 

a) 'Se a equipe de psiquiatras atestar que ele tem problemas mentais graves que, analisados em conjunto com seus histórico de crimes mostrem um risco à sociedade, pediremos que ele seja encaminhado para um hospital adequado';

 

b) 'Mas, tem outro lado. Se, depois de encaminhado a um hospital, os médicos decidiram que ele deixou de ser perigoso, nós provavelmente não poderemos fazer nada'.

 

Se, se, se. Quanta perda de tempo e de dinheiro para o óbvio. Quem pratica tais crimes hediondos, de forma fria e calculada constitui um risco para a sociedade. E ponto final! Não há que avaliar sua personalidade e nem discutir mais nada. O assassino deve passar o resto de seus dias na cadeia. Ou alguém acredita que quem pratica tais crimes possa deixar de ser perigoso, a critério de médicos psiquiatras? Algo como: Agora ele ficou bonzinho, não mais vai estuprar e nem matar? Por acaso interessa saber se o assassino, quando nasceu teve falta de oxigênio no cérebro? Por acaso tem qualquer interesse saber se ele tem um retardo mental leve ou se poderá chegar ao grau moderado ou grave? Que tal perguntar aos pais dos jovens assassinados e violentados? Que tal saber a opinião da sociedade? É assim que as coisas acontecem em nosso país, com as leis penais capengas que temos."

Envie sua Migalha