Caso Renascer

19/1/2007
Luiz Garcia - advogado e jornalista

"Excelentes notas a respeito têm sido divulgadas pelo 'Migalhas' (Migalhas 1.577 – 18/1/07 – "Migalhas dos leitores - Enriquecer em Cristo"). Há muito que refletir sobre o tema, com pequena nuança alternativa para o título, modificando-o para o sentido veraz de 'Enriquecer à custa de Cristo', onde 'Cristo' não significa apenas o Admirável Carpinteiro de Nazaré, mas todo aquele ser humano simplório e sofredor, por moléstias de corpo e de alma, que busca socorro e que, como mostram os fatos, vem a ser 'o Cristo' ludibriado, roubado em sua credulidade e esperança, por mercadores da crença religiosa, triunfantes porque prestigiados pela exclusão de pagamentos de impostos pela nossa 'Constituição Cidadã'. A questão da concorrência entre TVs – 'Gospel' e Globo - é briga de comerciantes midiáticos, estando a 'Gospel' dos Hernandes e de outros donos iguais e exitosos (até na política!) muito bem amparada pelo criminalista que representa o casal de presos e que, por certo, saberá enfrentar a questão concorrencial tão bem ou melhor do que vem lidando com as de natureza criminal em que se encontram enredados o 'apóstolo' e a 'bispa'. Perfeitas, na abordagem pelo cerne preponderante e deplorável do problema, as observações do migalheiro A. Cerviño, na edição de 18 de janeiro fluente. É vergonhoso, no Brasil, tornar legal e legítimo a exclusão da religião, qualquer que seja o agrupamento registrado em cartório (até em louvor ao diabo), de pagar tributos, quando, em âmbito cristão, Jesus Nazareno foi absolutamente isento e justo, ao evitar a mistura de temas e obrigações - religião e cidadania - declarando, à época da dominação romana de seu país e nação, que o imposto devido a César, a César deve ser pago: - 'Dai a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus'. Confira no Evangelho escrito por Mateus, cap. 22, versículos de 17 a 21."

Envie sua Migalha