Crime hediondo

11/6/2007
Wilson Silveira - CRUZEIRO/NEWMARC PROPRIEDADE INTELECTUAL

"Oded Grajew, presidente do Instituto Ethos, em entrevista aos jornais, qualifica a corrupção, principalmente a praticada em nível governamental, de crime hediondo. Ele tem toda a razão, principalmente quando afirma que o processo político no Brasil é um processo doente e essa doença, esse câncer que se espalha por todos os espaços da sociedade e pelos poderes da República obedece a uma lógica que deve ser mudada. Crimes hediondos, pela Lei 8.072/1990, são o latrocínio, a extorsão qualificada pela morte, a extorsão mediante seqüestro, o estupro, o atentado violento ao pudor, a epidemia com resultado morte, a falsificação (assim como a corrupção, adulteração ou alteração) de produto destinado a fins terapêuticos ou medicinais. Mas, nossa Constituição, que em seu art. 5º trata dos crimes 'definidos como hediondos', não atinou para a definição de 'hediondo', posto que, se o legislador tivesse se debruçado sobre o velho Aurélio, teria evitado essa palavra, cuja definição abarca muito mais que a pequena relação da Lei 8.072 e serve, como uma luva para os crimes de corrupção. Com efeito, uma visita ao Aurélio, coisa que se tem tempo para fazer em um feriadão como o de Corpus Christi, nos ensinará que:

HEDIONDO significa

Depravado, vicioso, sórdido, imundo, repelente, repulsivo, horrendo, sinistro, pavoroso, medonho, que cheira mau, fedorento.

Daí, com paciência e tempo, que é o que não nos falta em um feriado, busquei a definição de cada uma das palavras acima e colecionei uma série de sinônimos que, elencados abaixo, qualquer um pode ver que se ajustam, perfeitamente, para definir certos homens públicos, muitos mesmo, que ocupam as páginas dos jornais como resultado das operações da polícia federal:

Corrompido, que tem ou em que há vícios, devasso, desmoralizado, defeituoso, imperfeito, pervertido, contrário a certos princípios ou regras, perverso, imundo, abjeto, repugnante, sujo, malvado, emporcalhado, nojento, que emprega meios degradantes e baixos para alcançar fins ignóbeis, vil, torpe, indigno, infame, indecoroso, indecente, obsceno, sórdido, miserável, desgraçado, porco, indecente, imoral, que provoca repulsa e aversão, que causa horror, horrendo, horrorífico, horripilante, horrível, horroroso, medonho, de mau agouro, de má índole, fúnebre, funesto, que provoca dano e grande prejuízo material, que infunde receio, ameaçador, que causa medo, assustador, que cheira mau, fedor, fétido, fedorento, que fede, que exala mau cheiro, podre, pútrido.

Que bela coleção, não. Prefiro, dentre todas, a que, explicando um dos significados de hediondo (sórdido) como o que emprega meios degradantes e baixos para alcançar fins ignóbeis. Não é isso, exatamente, o que se vê, todos os dias, das atividades de nossos parlamentares e de outros membros dos poderes da República? Com razão Oded Grajew, do Instituto Etnos. O país padece de uma doença grave, mas que tem cura. É pena, porém, que a cura passe por considerar hediondo o crime de corrupção. Quem vai votar essa Lei?"

Envie sua Migalha