Falecimento - Irineu Strenger

25/7/2007
Jayme Vita Roso - escritório Jayme Vita Roso Advogados e Consultores Jurídicos

"O falecimento do Professor Irineu Strenger (Migalhas nº 1.703 - 24/7/2007 - "Falecimento" - clique aqui) encerra praticamente o ciclo de vida de uma geração de pensadores brasileiros, que souberam honrar e dignificar a sua qualificação intelectual. Particularmente, com Irineu, mantive muitos contatos pessoais, face sua ligação com minha família e, sobretudo, ao Luiz Washington Vita, meu primo, dentro do Instituto Brasileiro de Filosofia, sempre regido pelo insuperável Professor Miguel Reale. Lembro-me de Irineu desde que se formou e, depois, com sua tenacidade e arrojo, ingressou nos quadros das Arcadas como Professor, até atingir os postos mais elevados como Mestre das Ciências Jurídicas. Quando o conheci, jamais passou-me pela idéia de quanto Irineu seria capaz. Atingiu tudo o que desejou na vida. Quando escrevia 'Direito em Migalhas', ao ensejo de prestar modesto tributo ao filósofo Carlos Lopes de Matos (Migalhas nº 1.136 - 29/3/2005 - "Tributo ao filósofo Carlos Lopes de Mattos, Jayme Vita Roso" - clique aqui), personagem importante do pensamento filosófico brasileiro, do século passado, além de ter sido avô de nosso migalheiro-mor, Miguel Matos, Irineu Strenger prestou depoimento que foi esculpido no livro mencionado. E assim, virando a página da vida, rendo homenagem ao querido amigo, com o qual privei momentos muito importantes de minha vida, quando ainda bem jovem. Sugiro que o depoimento do Professor Irineu Strenger, que foi publicado nas páginas 71 e 72 do 'Direito em Migalhas', fique outra vez inserido na edição em que se homenageia a memória desse pensador pátrio.

IV – Depoimento do Professor Irineu Strenger, companheiro de Mattos no Instituto Brasileiro de Filosofia

 

São Paulo, 22 de março de 2005.

 

Ao caro amigo Vita Roso:

 

Agradeço ao seu amável telefonema relativamente ao artigo que você irá escrever em homenagem a Carlos Lopes de Mattos. Graças a sua iniciativa de homenagear o nosso amigo Carlos Lopes de Mattos estará registrada sua inteligência e compreensão especialmente dos problemas relativos à filosofia por ele cultivada.

 

JVR: Quando e onde conheceu Carlos Lopes de Mattos?

 

IS: Não sei exatamente quando conheci Carlos Lopes de Mattos, mas tivemos nosso primeiro encontro no Instituto Brasileiro de Filosofia em trabalhos literários promovidos por força do professor Miguel Reale em seminários mensais do I.B.F.

 

JVR: Qual era a participação de Carlos Lopes de Mattos no Instituto Brasileiro de Filosofia e sobretudo em que áreas ele era mais interessado?

 

IS: O querido Carlos Lopes de Mattos vivia freqüentemente no Instituto Brasileiro de Filosofia, dedicado à elaboração de livros e artigos sobre os mais variados temas de filosofia. Suas idéias lançaram raízes que se aprofundaram no plano da filosofia. Por exemplo, lembramos de seu artigo “Na objetividade ou subjetividade da filosofia” a luz de sua própria concepção, em 1961, quando dizia o seguinte: “Aqui surge uma idéia interessante a ser melhor explorada: a do estudo da história da filosofia como trabalho filosófico. Não é meu intuído desenvolver por ora esta idéia, mas me parece que há duas coisas que se confundem no debate entre os partidários da história da filosofia ‘histórica’ ou filosófica’: a história da filosofia e a compreensão filosófica do pensamento na história”.

 

JVR: Tanto você como ele estiveram no IV Congresso Internacional de Filosofia, realizado em Fortaleza, e lá ele demonstrou, consolidando depois em várias obras o seu interesse por Raimundo Farias Brito. Pergunto-lhe: a que você atribui esse interesse de Mattos por Farias Brito?

 

IS: Realmente estivemos tanto eu como Carlos Lopes de Mattos no IV Congresso Internacional de Filosofia, realizado em Fortaleza, mas, tivemos outros encontros, pois, verdadeiramente estávamos dedicados aos assuntos da história da filosofia do Brasil, entre os quais com muito interesse por Farias Brito.

 

Carlos Lopes de Mattos tinha vocação para história, porquanto a razão escolhida, por exemplo, pelo seu interesse na vida e pensamento de Farias Brito procurando metódica e minuciosamente rastrear a curva daquele filosofo, no tocante a certos assuntos foi de importância fundamental.

 

Este é o motivo pelo qual o próprio Carlos Lopes de Mattos declara: “Todo pensamento filosófico pode situar-se, para fins de uma classificação esquemática, entre os limites extremos do logicismo mais racionalizante e do pragmatismo da filosofia ‘com se’ ou de misticismo”.

 

Um livro básico de Carlos Lopes de Mattos foi: “O pensamento de Farias Brito – Sua evolução de 1895 a 1914”, São Paulo, Herder, 1962, 135 p. A propósito é fundamental a opinião de L. Van Acker, um grande filosofo, que era nosso colega, e que assim se expressou: “Por nossa vez dizemos que o opúsculo do Prof. Carlos Lopes de Mattos é trabalho de alta qualidade, feito por um mestre formado no mister. Tudo aí é exarado com muita precisão, concisão e objetividade científica. Nem faltam os pormenores típicos, que evocam um Farias Brito bem concreto e vivo, cearense até nas suas imagens estilísticas (por ex.: a sede do saber) genuinamente brasileiro no seu modo pouco sistemático de pensar e redigir”.

 

JVR: Como você, encerrando, situa-o dentro da História das Idéias brasileira?

 

IS: A atividade filosófica no Brasil de hoje começa a ter o caráter de exigência interna de unidade e de tomada de consciência por parte de uma cultura orgânica, exprimindo, a mais alta manifestação dessa cultura. Não se trata mais de iniciativa de isoladas manifestações tipicamente marginais da vida cultural. Isto se deve à criação de instituições culturais representativas como as Faculdades de Filosofia e o Instituto Brasileiro de Filosofia aos sentimentos de uma cultura que se vincula às condições sociais e ao contorno histórico.

 

O que importa, agora, é almejar e, principalmente lutar – para que, no tempo futuro, não seja o Brasil alheio a esse movimento, mais significativo e mais conspícuo da filosofia, no qual Carlos Lopes de Mattos ocupa lugar de destaque fruto de seu profícuo pensamento de vocação filosófica.

 

Abraços,

 

Irineu Strenger

Professor Titular de Direito Internacional Privado da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, aposentado"

Envie sua Migalha