Gramatigalhas

17/1/2008
Francisco Aranda Gabilan – escritório Gabilan e Gabilan Advogados Associados

"Amigos: apreciaria que 'Gramatigalhas' apreciasse a resposta do Estadão a uma interpelação minha sobre concordância verbal em notícia estampada em primeira página, conforme e-mails trocados que reproduzo abaixo. Grato (e desejos tardios de um ano profícuo e de paz!),

'O Estadão de hoje, primeira página ("Candidatos elogiam tema de redação da Fuvest"): "A maioria dos candidatos entrevistados pelo Estado aprovaram o tema... e acharam o teste..."). E o Manual de Redação e Estilo?

 

Abraços do assinante,

 

Francisco Aranda Gabilan'

 

'Caro Senhor Francisco Aranda,

 

Em atenção a seu e-mail sobre a frase "A maioria dos candidatos entrevistados pelo Estado aprovaram o tema da redação", esclarecemos que a concordância utilizada no texto não é a mais recomendada, mas também é aceita pelos gramáticos.

 

Isso porque nesse caso, segundo eles, podem ser adotadas duas formas de concordância: a gramatical (concordando com maioria) e a por atração/ideológica (concordando com candidatos). Portanto, podemos escrever: "A maioria dos candidatos aprovou" ou "A maioria dos candidatos aprovaram".

 

A concordância gramatical (com maioria), porém, é a mais recomendada pelos gramáticos e, por essa razão, é a adotada no Estadão. Estamos orientando nossos redatores a usá-la. Ou seja, a escrever: "A maioria dos candidatos aprovou", "A maior parte dos eleitores votou”, "Grande número de insetos devorou a plantação", etc.

 

Agradecemos a colaboração,

 

Atenciosamente,

 

Francisco Marçal

(Controle e Avaliação de Erros)'."

Envie sua Migalha