Cirque du Soleil

18/3/2008
Wilson Silveira - CRUZEIRO/NEWMARC PROPRIEDADE INTELECTUAL

"Em julho de 2007 recebi, correntista que sou do Bradesco, uma 'oferta', para comprar ingressos 'privilegiados' para ver o 'Cirque Du Soleil'. Ingressos privilegiados, o tal do 'Tapis Rouge' que, imediatamente, mandei comprar. Não sei por que, mas os ingressos eram para 2008, mais exatamente para a última sexta-feira, 16/3/08. É claro que isso ficou esquecido, guardado com minha secretária que, alguns dias antes, avisou-me do evento e passou-me os ingressos, o meu e de minha esposa, para os quais pagamos, em 2007, R$ 400,00 cada. Nesse entretempo, tivemos oportunidade de assistir, por diversas vezes, apresentações do 'Cirque Du Soleil' na televisão, assim como vê-lo, ao vivo, na Disney e na Europa, inclusive o espetáculo Alegria, que seria apresentado aqui no Brasil. E, também, nesse tempo todo, acompanhamos a publicidade do Bradesco, mostrando ora o malabarista com os bastões com pontas em fogo, ora os trapezistas, assim como a propaganda da Vivo, exibindo as contorcionistas orientais. Pois bem, no dia aprazado, dirigimo-nos ao espaço ao lado do Shopping Villa Lobos, onde foram montadas as tendas, com nossos ingressos que, afinal, já estavam pagos. Privilegiados, fomos para o Tapis Rouge, onde recebemos os programas e os brindes, e tivemos oportunidade de degustar os acepipes servidos (salmão, salgadinhos, whisky importado, champagne, etc.) e daí para nossos lugares para... a decepção. O show não é mais do que é mostrado na publicidade do Bradesco e da Vivo... e só. Ou seja, 80% do espetáculo – se é esse o nome daquilo – é apresentado por palhaços que ocupam todo o tempo com graças sem graça, inclusive constrangendo espectadores a ir ao palco para participar. Só tem o indivíduo com os bastões em fogo, as contorcionistas orientais e os trapezistas, cuja apresentação dura menos tempo que durou armar a rede. E, pior, o local é acanhado, sendo que as primeiras filas, o tal do Tapis Rouge, fica no 'gargarejo', sem qualquer possibilidade de visão, porque no mesmo plano e sem nenhuma perspectiva para ver os trapezistas, por exemplo, que executam alguns poucos pulinhos, os mesmos já exaustivamente vistos na publicidade televisiva do Bradesco. Ah! Ao entrar no coquetel do Tapis Rouge, o 'privilegiado' recebe um mimo, um chaveirinho do Bradesco, um livrinho com o título 'Os 120 motivos para você se tornar um cliente Bradesco'. Mas, o livrinho vem colado... Não abre, e você não fica sabendo. Portanto não tem nenhum motivo para você ser cliente Bradesco. E, de resto, nenhum motivo para assistir ao 'Cirque Du Soleil'. Sugestão: vá ao Fnac e compre o DVD. Por muito menos, e sem atropelos, em sua casa, você assiste o verdadeiro show Alegria, como passa no exterior, para o primeiro mundo, e não esse espetáculo que trouxeram para o Brasil, mais uma das muitas enganações a que são os brasileiros submetidos. Mas, uma coisa é certa. Não se pode dizer que se trata de propaganda enganosa. O programa que é entregue na entrada é absolutamente claro: só há mesmo aquelas três apresentações. O resto, são os palhaços."

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