Queda do fura-fila

3/4/2008
Wilson Silveira - CRUZEIRO/NEWMARC PROPRIEDADE INTELECTUAL

"As notícias dos jornais dão conta de que o laudo preliminar acerca das causas da queda do fura-fila aponta 5 hipóteses possíveis, três das quais são consideradas falhas de engenharia. Ótima manchete, logo pela manhã. Pensei, de cara, que as duas outras hipóteses seriam falhas da medicina, ou uma falha da medicina e outra da advocacia, para ficar mais equilibrado, já que o fura-fila, em si, desequilibrou. Imaginem que estão pensando até em erro de projeto! Outra hipótese é que botaram concreto demais de um lado, antes de por do outro, e a coisa desandou. Devem estar consultando os filhos dos engenheiros. As crianças têm um tino especial para essas coisas. Uma terceira hipótese é que o pilar central, que suportaria a estrutura, estaria desalinhado. Essa hipótese já foi aventada pelo menino mais velho, de dez anos, mais entrosado nos segredos da engenharia. Ou, como disse Luiz Celso Bottura, consultor da matéria, 'É o bê-á-bá da engenharia'. Fora essas três hipóteses, mais uma, a falta de fiscalização do poder público. E, daí a pergunta: se ninguém olha, nada dá certo? Mas, na verdade, quais são as duas outras hipóteses? Não são duas. São meio aleatórias. São – é difícil dizer, e por isso vão entre aspas – 'fatores externos, fortuitos ou supervenientes'. Ou seja, o que Deus quiser. Mais claramente explicando, porque alguém tem de ser claro e explícito – e felizmente o prefeito Kassab foi – 'Existem acidentes na cidade de São Paulo que, infelizmente, você não pode, em tão poucos dias, esclarecer definitivamente. O importante é que seja bem esclarecido'. E, com o tempo, tudo vai ser bem esclarecido, tim-tim por tim-tim, assim como os acidentes da Gol, assim como os acidentes da Tam, assim como a cratera do Metrô, assim como o seqüestro da menina Madeleine em Portugal, assim como..."

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