Operadoras telefônicas 8/4/2008 Wilson Silveira - CRUZEIRO/NEWMARC PROPRIEDADE INTELECTUAL "Minha mulher tem um celular Tim. Na última conta notou – e não é todo mundo que costuma notar – que uma ligação de seu celular para os Estados Unidos (de 5 minutos) custou R$ 4,20, enquanto que outra, para a cidade de Santos, em São Paulo, no mesmo dia (de 4m18s) custou R$ 7,05. Outra ainda, para Santos (de 9m24s) custou R$ 15,41. Conclusão: É mais caro ligar para Santos, pelo celular Tim, do que para os Estados Unidos. De posse dessa conta, e do evidente paradoxo, liguei para o 'atendimento' ao consumidor da operadora. Após aquele drama de praxe fui, afinal, atendido por um ser humano que, também como é de praxe, pediu-me alguns dados confirmatórios (como CPF, RG, data de nascimento, etc.). Perguntei o porquê da necessidade das informações, se estava ligando do próprio celular, e o atendente informou que a ligação estava sendo gravada e que as informações eram 'para minha segurança'. Como já estava mais de dez minutos na linha, forneci os dados sem mais contestações, após o que fui informado que seria transferido para o 'setor encarregado'. Mais sete ou oito minutos. Novo atendimento, nova atendente, que pergunta meu nome (esclareço que o telefone é de uso da minha mulher, mas está em meu nome). Dei, novamente, meu nome e a atendente, de novo, pediu os tais 'dados confirmatórios'. Reclamei, disse que já os havia dado. E, de novo, ela me disse que 'a ligação estava sendo gravada' e que eu dar os dados 'era para minha segurança'. Contra-argumentei dizendo que, se eram para 'minha segurança', eu dispensava e que poderíamos prosseguir daí para frente. Silêncio. Volta a atendente para dizer que eu não havia compreendido, que eu deveria dar os dados 'para minha segurança'. Perguntei-lhe se eram para minha segurança ou para segurança dela. Respondeu que era para minha segurança, pelo que informei que, então, eu estava, formalmente, dispensando a segurança e, como a ligação estava sendo gravada por ela (e também por mim, informei) ficava tudo bem, estávamos todos seguros. A atendente ficou pensando por alguns instantes e retornou para dizer: 'senhor, é necessário, para sua segurança, informar o seu CPF, RG e data do nascimento'. Pedi a ela que encaminhasse a ligação à supervisora e... após 30 minutos, desisti. Afinal, se uma ligação para os EUA custa mais caro que uma para Santos, nesse diapasão, uma para São Paulo deverá custar muito mais caro ainda. Então, melhor desligar e deixar quieto." Envie sua Migalha