Rui Barbosa

7/11/2008
Wilson Silveira - CRUZEIRO/NEWMARC PROPRIEDADE INTELECTUAL

"Só escrevi Rui Barbosa para estar coerente com o título do tópico, já que o correto é Ruy Barbosa, margrado as explicações dos responsáveis por Gramatigalhas, ainda mais agora com o recente acordo ortográfico, que retornou ao alfabeto a letra 'Y', de Ruy, assim como o 'W' deste que subscreve estas linhas e que, além do comentário reproduzido por Migalhas 2.020 (que trouxe o de Migalhas 1.865), havia, também, comentado o seguinte:

"Só para complementar, chato vai ser para Arnaldo Niskier, citado pelo professor José Maria da Costa, ser lembrado, após sua morte, como 'Nisquier', ou ter que escrever o nome de seu pai (Mordko), como Mórdico e de sua mãe Fani (Fany) (Migalhas 1.865 - 26/3/08 - "Gramatigalhas" - clique aqui). Seria ridículo, acharia Arnaldo Niskier, com 'k'. Em pouco tempo, ninguém mais vai saber de quem se trata. Aliás, na própria Academia Brasileira de Letras, da qual Ruy Barbosa fez parte, indica seu nome como Rui, mas mantém Taunay com 'y', assim como Alcides Maya, Álvaro Moreyra e Cyro dos Anjos, para que não argumentem que os sobrenomes são mantidos. O mesmo acontece com Darcy Ribeiro, Franklin Távora, Ivo Pitanguy, Juracy Camargo, José Sarney, Lafayette Rodrigues Pereira, Lygia Fagundes Telles, Moacyr Scliar, Odylo Costa Filho e Raymundo Faoro, muitos já falecidos, cujos nomes foram preservados. Assim, parece que Ruy Barbosa - assim, com 'y' - vem sofrendo injusta discriminação, provocando indesejável homonímia com outros tantos Ruis que não são o 'nosso' Ruy, o Barbosa, o 'Águia de Haia', que se escreve, sim, com 'y', como outros tantos famosos que tiveram seus nomes preservados pela Academia que, também, tem por obrigação preservar o idioma pátrio e as normas ortográficas. Do futuramente, Uiçu Silveira,".

Então, essa história de manter essa discussão acerca do nome de RUY, como diria meu falecido pai, é questão de 'lana caprina'."

Envie sua Migalha