Artigo - Pode o comerciante cobrar preço mais caro no cartão? 9/10/2009 Claudia Corrêa "Na condição de comerciante, concordo parcialmente com o artigo (Migalhas 2.243 - 8/10/09 - "Cartão de crédito" - clique aqui). A certeza do recebimento da venda é sem dúvida um fator incontestável. Mas vale lembrar que, não pagamos apenas a comissão de 5% pela comodidade e segurança do serviço. Pagamos também o aluguel mensal de - cada - máquina, bem como pulso telefônico sobre - cada - operação feita na maquineta. Caso o cliente erre a senha, nova operação é feita, logo novo pulso é cobrado. E quanto aos cartões de débito, quem falou que não pagamos comissão também? Pagamos sim. Cerca de 3,5%, 3,8% dependendo da bandeira. E essa diferenciação da porcentagem se dá pelo tipo do ramo do comércio. Há, inclusive, valores maiores do que esses que citei. Por exemplo, para comida é um valor, para roupas é outro, gasolina é outro, etc... O consumidor deveria ser mais atento quanto a essas questões. Sempre acham que nós proprietários de estabelecimentos comerciais sempre levamos vantagem em tudo. E não é bem assim." Envie sua Migalha