sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

aspas

A inteligência não aprende, sem entrar em atividade; e, para assegurar essa ação necessária, cumpre variar a miúdo a forma do exercício. A mor parte dessas prolongadas repetições coletivas, tão comuns nas escolas, trazem mais dano que benefício, com os maus hábitos a que avezam as crianças, qual o de papagaiarem palavras, e adquirirem no falar a toada monótona de cantilena. Aos bons professores toca evitar ambos esses vícios.

A inteligência não aprende, sem entrar em atividade; e, para assegurar essa ação necessária, cumpre variar a miúdo a forma do exercício. A mor parte dessas prolongadas repetições coletivas, tão comuns nas escolas, trazem mais dano que benefício, com os maus hábitos a que avezam as crianças, qual o de papagaiarem palavras, e adquirirem no falar a toada monótona de cantilena. Aos bons professores toca evitar ambos esses vícios.
Compartilhar
facebook
twitter
linkedin
whatsapp
instagram
REFERÊNCIA
Trecho retirado do livro "Obras Completas, Vol. XIII, Tomo I. Rio de Janeiro: Ministério da Educação e Saúde, 1950."