Advogados especializados em fusões e aquisições têm salários valorizados

terça-feira, 16 de agosto de 2011

O aquecimento da economia brasileira tem impactado, sobretudo, na valorização de profissionais da área jurídica especializados na área consultiva tributária, mercado de capitais e fusões e aquisições. O aumento no volume de operações de fusões e aquisições na América Latina, principalmente em setores como Telecomunicações, Tecnologia da Informação, Construção Civil e Infraestrutura, considerados os mais aquecidos do mercado atual, refletiu-se na crescente demanda por profissionais da área jurídica com experiência apurada nestas operações.

Valorização salarial

Advogados especializados em fusões e aquisições têm salários valorizados

O aquecimento da economia brasileira tem impactado, sobretudo, na valorização de profissionais da área jurídica especializados na área consultiva tributária, mercado de capitais e fusões e aquisições. Isso se dá, devido ao aumento no volume de operações na América Latina, principalmente em setores como Telecomunicações, Tecnologia da Informação, Construção Civil e Infraestrutura, considerados os mais aquecidos do mercado atual, se comparado o primeiro quadrimestre de 2010 ao mesmo período em 2011, refletiu-se na crescente demanda por profissionais da área jurídica com experiência apurada nestas operações. "Neste período, foi possível observar uma valorização salarial entre 15 e 30%, na remuneração anual dos profissionais de tais áreas", aponta Mariana Horno, gerente da divisão de Legal da Robert Half, empresa especializada em recrutamento.

De acordo com o Guia Salarial da Robert Half 2011-2012 um advogado júnior recém-formado, especialista em fusões e aquisições, tem salário inicial médio de R$ 3,5 mil1. O Guia Salarial (clique aqui) traz informações sobre os salários médios praticados pelo mercado brasileiro para profissionais de diversos segmentos. Na edição deste ano, a principal novidade é a inclusão da área jurídica, apresentando dados sobre cargos e salários de advogados tanto em grandes, médios e pequenos escritórios, quanto em empresas e bancos, tendo como base pesquisas e entrevistas conduzidas pelos especialistas em recrutamento da Robert Half.

O crescente número de obras em setores como energia, construção civil e infraestrutura, tanto pela demanda interna do país, quanto pela intensificação dos projetos voltados aos eventos Copa do Mundo e Jogos Olímpicos tem gerado alto volume de oportunidades no mercado de trabalho para advogados. "Tais obras envolvem contratos extremamente complexos que envolvem altos valores, parcerias público-privadas, licitações e termos de compromisso de longo prazo. Estes fatores exigem profissionais com alta qualificação e experiência na área contratual, direito público, contratos bancários e conhecimento em normas de direito administrativo", revela Mariana Horno.

De acordo com a especialista da Robert Half, os departamentos jurídicos das empresas e de bancos, diretamente envolvidos nestes tipos de obras e contratos, também estão em processo de expansão de seus quadros para lidar com os temas, devido ao alto grau de responsabilidade e complexidade dessas operações. "Há uma escassez de profissionais qualificados nas empresas e não há tempo para o treinamento, então, o que se observa em muitos casos, é a transição de profissionais de escritórios com experiência nesses seguimentos para empresas", aponta Mariana. Nestes casos, também se verifica a valorização salarial de percentual entre 15 e 30%.

1As faixas salariais apresentadas para cada cargo representam a média nacional, sendo que este número pode variar por região e também de acordo com o tamanho da empresa.

___________________

___________________