Carreira

Pinheiro Neto Advogados usa escola de formação interna para reter talentos

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Projeto é utilizado para aprimorar e moldar os profissionais de acordo com a cultura da banca.

Fundado em 1942 pelo lendário José Martins Pinheiro Neto, Pinheiro Neto Advogados é pioneiro na iniciativa de desenvolver pessoas. O estudante e o bacharel que conseguem uma vaga na tradicional banca, tem a certeza que seu crescimento profissional se dará por mérito próprio. Prova disso é que nenhuma banca desperta tanto interesse quanto o Pinheiro Neto Advogados. Seu RH recebe cerca 2.000 currículos por ano. Todos os candidatos sonham com uma vaga no suntuoso prédio da rua Hungria.

Dedicado à advocacia empresarial, o escritório utiliza sua escola interna de formação profissional como forma de aprimorar, moldar e reter os melhores talentos. Iniciativa desenvolvida em 2011 em parceria com a Saint Paul Escola de Negócios, os cursos abordam temas pertinentes a cada aspecto da carreira de um advogado.

Todo o conteúdo educacional oferecido é dividido em três grupos disciplinares: Business, Direito e Lawyering. O primeiro com foco em negócios, aborda temas como ferramentas financeiras, contabilidade e etc. No segundo grupo, os advogados participam de aulas sobre temas específicos da profissão – todos relacionados à realidade do escritório. Já o terceiro visa desenvolver habilidades de relacionamento interpessoal com os diversos agentes do universo jurídico/empresarial. Para isso, são lecionadas matérias como gestão de pessoas, processos e tempo, oratória, negociação, entre outros.

"Esse projeto é uma evolução natural do que já fazemos para reter e aprimorar talentos. Além de manter nosso corpo jurídico atualizado, desenvolvemos em maior escala capacidades individuais e coletivas, garantindo assim advogados cada vez mais preparados para atuar em um ambiente global competitivo", destaca Alexandre Bertoldi, sócio-gestor do escritório.

Segundo Raphael de Cunto, sócio de Pinheiro Neto Advogados e coordenador da comissão responsável pelo projeto, a escola tem um papel importante na carreira dos profissionais do escritório. "O objetivo é oferecer continuamente cursos voltados ao desenvolvimento das capacidades e habilidades dos nossos advogados", diz Raphael.

As aulas são gratuitas e ministradas nas dependências do escritório por professores de instituições reconhecidas, como a Fundação Getúlio Vargas (FGV), Fundação Dom Cabral e Insper, além de sócios do escritório. Todos os cursos são certificados e contam como item de avaliação de desempenho dentro do plano de carreira dos advogados.

_______________