Saiba como conquistar seu lugar no mercado

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Uma boa oportunidade de emprego é um dos principais objetivos dos profissionais em Direito. Migalhas entrevistou a gerente sênior da divisão de Legal da Robert Half, Mariana Horno, que dá dicas de como se destacar no mercado e indica as áreas mais buscadas pelas grandes empresas e escritórios de advocacia.

Mariana destaca as posições de consultoria, visando redução de custos de tributação, e de alta senioridade, como coordenadores, gerentes e diretores, entre as áreas mais buscadas. Segundo ela, a área de societário e contratos também vem sendo bastante requisitada, principalmente em escritórios.

A especialista também destaca o "aumento de demanda na área de infraestrutura, em nível pleno, tanto para empresas do ramo de construção e saneamento, quanto para boutiques e escritórios de grande porte".

Quanto à oportunidades de crescimento, Mariana afirma que são muitas as chances nos "jurídicos internos e também nas bancas de advocacia, que hoje são muitas". Para ela, a diferença básica seria o perfil do advogado que atua em cada um desses dois ambientes.

"Nos escritórios, temos perfis mais técnicos e com aprofundamento de conhecimento em uma área específica, via de regra. Nas empresas, temos generalistas na área jurídica, que se envolvem e entendem do negócio e apontam os riscos jurídicos", ressalta.

A concorrência no mercado de trabalho é muito grande em todas as áreas, por isso, Mariana destacou algumas qualidades que podem ser o diferencial para a conquista de uma boa oportunidade de emprego.

Para advogados que gostariam de trabalhar em empresas, a especialista dá a seguinte dica: "Seja um advogado estratégico, que entende e se envolve com todas as áreas de negócios da companhia. Busque a melhor solução para o cliente interno, apontando os riscos, mas participando e ajudando-o a concretizar seu objetivo com o menor risco possível".

Para quem objetiva trabalhar em escritórios de advocacia, Mariana indica a busca por aprofundamento técnico na área em que atua e envolvimento no atendimento próximo ao cliente. "Seja eficaz e faça-se presente no relacionamento, transmitindo confiança. Os estudos podem ser reforçados por pós-graduações, MBA's e mestrados e doutorados", afirma.

__________