Desenvolvimento pessoal atrai talentos

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Pesquisa do IBMEC/RJ avalia o que importa na escolha de uma empresa para trabalhar.

Diante do cenário competitivo do mercado de trabalho, muitas empresas buscam estratégias para atrair os melhores talentos. Um estudo realizado pela professora e pesquisadora Lucia Barbosa de Oliveira, do IBMEC/RJ, com o apoio da estudante Lahna Barbosa, mostrou que oportunidade de desenvolvimento pessoal e remuneração são os fatores mais importantes na escolha de uma empresa para trabalhar. Enquanto responsabilidade social e ambiental tiveram uma importância menor.

No estudo, as pesquisadoras também avaliaram a relação entre os valores pessoais dos participantes e a importância de cada uma das dimensões de atratividade. Foi possível verificar que as pessoas que dão mais importância à responsabilidade socioambiental na escolha de uma empresa para trabalhar são aquelas que possuem mais a característica da autotranscendência, associada a valores como Justiça, igualdade, honestidade e benevolência.

Segundo as pesquisadoras, esse resultado sugere que a RSA - Responsabilidade Social Corporativa contribui para a atração de profissionais mais éticos e justos, o que pode ser um importante ativo para as empresas no contexto atual.

A pesquisa quantitativa foi realizada com 371 alunos de graduação de três instituições de ensino superior no RJ (Celso Lisboa, Ibmec e Estácio de Sá). Entre os dias 18 e 28/11/13, ambas coletaram dados para analisar a importância relativa de seis dimensões de atratividade: reputação da empresa, oportunidade de crescimento e carreira, remuneração, segurança no emprego, responsabilidade social e responsabilidade ambiental.

A amostra foi composta de 60% de participantes do sexo feminino e 40% masculino, com média de idade de 29 anos, dos seguintes cursos: administração, psicologia, gestão de recursos humanos, educação física, economia, ciências contábeis, engenharia ambiental, biologia, enfermagem e comunicação social.

___________

GRUPO IBMEC EDUCACIONAL S.A - RJ