Currículo

Dois erros de digitação no currículo podem decretar fim do processo seletivo

terça-feira, 2 de setembro de 2014

Pesquisa da Robert Half revela, no entanto, um aumento na tolerância dos gestores ao longo do tempo.

Apenas dois erros de digitação no currículo são suficientes para desconsiderar um candidato em um processo seletivo, segundo 46% dos gestores seniores entrevistados pela Robert Half nos Estados Unidos.

Para 17% dos executivos, uma falha já justificaria a exclusão do profissional. "A tolerância ao erro está atrelada à exigência da posição. Entre os gestores brasileiros, ela costuma ser baixa. O tipo de erro conta mais do que a quantidade", considera Sócrates Melo, diretor de operações da Robert Half.

Os erros de digitação mais comuns são os relacionados a datas e à concordância gramatical. Melo alerta para o fato de que um currículo cheio de falhas transmite ao recrutador a impressão de baixa qualificação do candidato. "As falhas mostram falta de atenção e de preparo do profissional", diz. “A análise de um currículo passa por vários aspectos, desde formação, idioma, experiência profissional, localização e realizações. O documento deve comunicar as informações de forma clara e objetiva, contendo, no máximo, duas páginas", completa.

A pesquisa da Robert Half revela, no entanto, um aumento na tolerância dos gestores ao longo do tempo. Em 2006, um erro no currículo seria necessário para eliminar um candidato, segundo 47% dos entrevistados – em 2014, apenas 17% o fariam.

Quantos erros de digitação em um CV são necessários para você decidir desconsiderar um candidato para uma posição em sua empresa?

Erros

2014

2009

2006

Um

17%

40%

47%

Dois

46%

36%

37%

Três

27%

14%

7%

Quatro ou mais

9%

7%

6%

Não sei

1%

3%

3%

100%

100%

100%

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Robert Half Trabalho Temporario LTDA