O baixo desempenho profissional é a principal causa de demissões no Brasil. Essa é a percepção de 34% dos 100 diretores de Recursos Humanos entrevistados em pesquisa da Robert Half. A falta de aderência à cultura da empresa aparece em segundo lugar (26%), seguida de relacionamento ruim com a equipe (16%), problemas relacionados à frequência, como atrasos e faltas (12%), e baixa empatia com o superior (10%).

Para Fernando Mantovani, diretor de operações da Robert Half, o resultado da pesquisa comprova a tendência das organizações em unir questões comportamentais e técnicas ao avaliar o desempenho de profissionais. "As empresas buscam maior eficiência e rentabilidade e para isso acontecer é necessário que os colaboradores estejam comprometidos com a organização."

Principais razões que levam à demissão de funcionários

Colocação

Motivo

Porcentagem

Baixo desempenho

34%

Falta de adequação à cultura da empresa

26%

Mau relacionamento com equipe

16%

Atrasos e faltas

12%

Mau relacionamento com superior

10%

Outros motivos

2%

O estudo mostra ainda que 54% dos diretores de RH entrevistados consideram os programas de treinamento e de desenvolvimento como a principal ferramenta de prevenção contra a rotatividade, enquanto 30% apostam que a solução está em um processo de recrutamento mais elaborado. Contratar profissionais de forma temporária antes de efetivá-los foi um método indicado por 13% dos executivos e 3% confiam nos programas de mentoring.

Itens que previnem a rotatividade

Colocação

Prevenção

Porcentagem

Programas de treinamento e desenvolvimento

54%

Processo de recrutamento mais elaborado

30%

Contratar profissionais de forma temporária, antes de efetivar

13%

Programas de mentoring

3%

Entre os entrevistados, 58% afirmaram promover entrevistas de desligamento, que trazem boas oportunidades para identificar melhorias para a empresa e para a carreira do colaborador demitido.

__________________