Contratações

Crescimento nas contratações no 1º semestre

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Períodos de incertezas, como o que vivemos, são uma ótima oportunidade para que empresas e profissionais descubram ou exponham suas melhores virtudes. Essa é a opinião de Fernando Mantovani, diretor de operações da Robert Half no Brasil, empresa que encerrou o primeiro semestre registrando crescimento na demanda de contratações para vagas permanentes e temporárias.

De acordo Mantovani, esse movimento confirma que as empresas estão sempre em busca de bons profissionais, seja para a substituição de uma pessoa com baixo desempenho por aquela que possa entregar mais, seja pelo preenchimento de posições vagas.

“De maneira geral, com a exceção de alguns setores específicos, como o automotivo, de infraestrutura, mineração e petróleo, não temos visto muitas demissões. O que acontece é que os gestores estão muito mais cautelosos para contratar.”

Independente do cenário do país, o executivo ressalta que sempre haverá oportunidade para bons profissionais, destacando-se aqueles que apresentam perfil menos burocrático e mais prático, com proatividade, senso de dono, resiliência e habilidade para lidar com estresse e trabalhar em grupo, além da fluência no idioma inglês.“Pode ser que a recolocação demore um pouco, mas ela acontecerá para profissionais qualificados”.

Para os gestores, o desafio de fazer “mais com menos” pode ser um caminho para a implantação de procedimentos permanentes, com economias significativas para a corporação.“Em momentos de crise, somos obrigados a rever processos internos que em outras situações não o faríamos. Isso nos ajuda a eliminar excessos e deixar a operação mais eficiente e rentável”.

Quanto à retenção de talentos, o executivo garante que a transparência na comunicação com os funcionários continua sendo a melhor estratégia. “A companhia que não tem atitudes transparentes gera insegurança nos funcionários, ao passo que uma boa comunicação, clara e direta, tende a aumentar o engajamento.

Vagas

Apesar do cenário adverso, o executivo enxerga boas oportunidades nos seguintes setores: Tecnologia, Serviços, Energia Renovável, Bens de Consumo, Indústria Farmacêutica e Agronegócio.

Temporários em alta

No primeiro semestre de 2015, a Robert Half registrou crescimento também nas contratações de funcionários temporários - um mercado em franca expansão.

De acordo com pesquisa da empresa, realizada em novembro de 2014, 87% dos diretores de RH do Brasil acreditam que, em até cinco anos, esses profissionais deverão igualar o grau de importância dos colaboradores permanentes dentro das organizações.

Para Montavani, trata-se de uma oportunidade de ingressar na empresa para mostrar o seu trabalho, com chances de efetivação, além de aprender algo novo, aperfeiçoar habilidades e ter uma visão mais global da área.

Como as companhias não estão aumentando seus quadros, os temporários têm sido percebidos como uma mão de obra estratégica para a execução de projetos importantes, com prazos determinados.”

____________________