MBA: a pós-graduação dos experientes

quinta-feira, 12 de abril de 2007

Fazer um curso de MBA é um dos assuntos mais comentados ultimamente entre executivos e jovens formandos. De fato fazer uma pós-graduação é um diferencial de relevância na carreira de um profissional. Porém ainda resta uma dúvida: qual é o melhor momento para voltar à sala de aula e iniciar um MBA? Muitos jovens recém-formados erram ao ingressar num MBA imediatamente após a conclusão do curso universitário.


MBA: a pós-graduação dos experientes

Esse salto na sua carreira deve esperar alguns anos

Fazer um curso de MBA é um dos assuntos mais comentados ultimamente entre executivos e jovens formandos. De fato fazer uma pós-graduação é um diferencial de relevância na carreira de um profissional.

Porém ainda resta uma dúvida: qual é o melhor momento para voltar à sala de aula e iniciar um MBA? Muitos jovens recém-formados erram ao ingressar num MBA imediatamente após a conclusão do curso universitário. Isso porque uma pós-graduação via MBA exige do aluno bagagem profissional. Os alunos precisam ter mais ou menos o mesmo nível intelectual e também de experiência no mercado de trabalho para participarem ativamente das discussões em aula.

MBA significa Master in Business Administration, ou seja, Mestre em Administração de Negócios. Para ser mestre é preciso experiência como discípulo, sendo assim o estudante que ainda não teve oportunidade de vivenciar o mundo dos negócios terá pouca participação no curso.

É necessário ter qualificação para garantir um bom intercâmbio de idéias durante as aulas, e também para exercitar o constante networking. O MBA é indicado a quem já está a pelo menos cinco anos na área de atuação. É mais útil para pessoas que já tiveram alguma vivência de gestão.

O profissional precisa planejar sua carreira antes de pensar no MBA. A escolha e a decisão devem ser baseadas em objetivos, não em oportunidades. É preciso ter certeza sobre a fatia de mercado que deseja atuar e não ter dúvidas, por exemplo, entre um MBA de telecomunicações ou de marketing.

A escolha por um curso de pós-graduação é acertada quando o profissional deseja ampliar seus conhecimentos, aumentar sua base técnica de gestão ou agregar algum valor a mais em sua carreira. O candidato a aluno de MBA deve estar preparado pra viver algumas situações atípicas durante o período do curso:

Filhos? Cachorro? Futebol? - a pessoa que cursa MBA precisa ter tempo para se dedicar aos estudos e sua vida pessoal será sacrificada por certo período

Gosto pela Leitura - o aluno de MBA vai ler e estudar muito (de forma inimaginável)

Fim da Poupança e do Cofrinho – é um dinheiro bem empregado, mas o custo de um curso de MBA é alto

Do You Speak English? – o aluno de MBA precisa ler, escrever, falar e ouvir em inglês fluentemente

O MBA também pode servir de atalho para quem quer mudar de área profissional. Depois da carreira planejada e da experiência adquirida, o profissional que está atento às necessidades do mercado pode buscar uma capacitação em outra área.

O profissional formado em Direito, por exemplo, pode fazer um MBA Executivo para galgar novas posições, ou ainda, um MBA de marketing para mudar completamente seu ramo de atuação. Normalmente advogados brasileiros realizam cursos de especialização/pós-graduação em áreas diversas do Direito. Nos grandes escritórios, principalmente, é comum advogados que o fazem no exterior.

Por ser uma pós-graduação com custo alto pesquise, compare e leia sobre o assunto antes da escolha final para evitar futuros arrependimentos. O MBA vale a pena quando é coerente no sentido de incrementar alguma área ou conhecimento que o profissional ainda não tem.

___________