Crescimento Profissional

quinta-feira, 31 de maio de 2007

A ascensão empresarial depende essencialmente de estudo, segurança, empenho e criatividade. É preciso inovar e buscar com afinco seu espaço no mercado. Mas ao longo desse percurso surgem dúvidas, medos e inseguranças. Iniciar a vida profissional ainda durante o curso é muito importante para adquirir experiência. Mas qual é o melhor caminho para a estabilidade e para as promoções ?


Crescimento Profissional

De estagiário a executivo. Qual é o caminho ?

Uma carreira sólida e constante evolução profissional é o sonho da maioria dos recém formados. Mas ao longo desse percurso surgem dúvidas, medos e inseguranças. Iniciar a vida profissional ainda durante o curso é muito importante para adquirir experiência. Mas qual é o melhor caminho para a estabilidade e para as promoções ?

A ascensão empresarial depende essencialmente de estudo, segurança, empenho e criatividade. É preciso inovar e buscar com afinco seu espaço no mercado. Ainda como acadêmicos, os jovens devem aproveitar todas as oportunidades de aprendizado para servir futuramente como diferencial em seu currículo.

Além dos estágios e cursos de línguas, o aluno deve buscar intercâmbios, voluntariados, palestras, eventos e seminários relacionados à sua área de formação. Toda informação adicional é bem vinda.

Para a diretora de recursos humanos Sofia Amaral, aqueles realmente empenhados serão vistos. "Uma pessoa como recepcionista, uma pessoa como telemarketing, como office-boy se ela se diferenciar, se ela mostrar que ela tem capacidade pra fazer mais do que ela faz, a empresa vai reconhecer - normalmente - e vai dar oportunidade para ela fazer mais coisas", diz em entrevista ao Fantástico, da TV Globo.

Planejamento

Toda carreira precisa ter objetivos definidos. A idéia é planejar. Pegar papel e caneta e traçar seus objetivos:

1. Pense nos seus objetivos, nos seus ideais, avalie seus pontos fortes e invista neles.

2. Lembre-se das suas experiências anteriores e habilidades profissionais. Faça um balanço do que pode ser aproveitado no mercado de trabalho.

3. Avalie seus defeitos e manias, verifique o que podem ser um problema no ambiente corporativo e busque se desfazer deles.

Ação

Procure um estágio ou recrutamento de trainees. No dia da entrevista apresente-se de forma segura, só fale quando lhe for permitido, se vista sobriamente e não esqueça de estar com currículo e documentos pessoais em mãos.

Provavelmente, agindo assim, você conseguirá um estágio. Mas, atenção, é neste momento que muitos iniciantes pecam. Por achar que tudo está ganho, se acomodam em suas atividades.

Diferente do que muitos pensam, a hora certa de agir é logo no início, mostrar interesse, ter criatividade, ser proativo e estar disposto a aprender. Seja notado, mantenha-se no seu estágio e galgue promoções e novos cargos. Um segredo para isso não existe, dicas sim:

  • Aprofundar o conhecimento de si mesmo
  • Seja claro e objetivo ao conversar com as pessoas
  • Melhorar relacionamentos interpessoais
  • Ser proativo e ter atitudes para surpreender
  • Ampliar a capacidade de liderar
  • Trabalhar em equipe
  • Participar ativamente das reuniões
  • Pensar em soluções antes das outras pessoas

Essas atitudes quando usadas de maneira sensata funcionam. Sempre tem alguém na empresa que observa os funcionários. E na primeira oportunidade de promoção, os dedicados serão lembrados.

_______________
___________