Inscrições abertas

sexta-feira, 14 de março de 2008

A Direito GV abriu as inscrições para o Programa de Mestrado. Com foco no tema Direito e Desenvolvimento, a escola aceitará inscritos até o dia 14 de abril. Não há necessidade do candidato ter formação em direito.


Começam as inscrições para o Programa de Mestrado da Direito GV

Com foco em Direito e Desenvolvimento, a escola receberá as inscrições até o dia 14 de abril

Foi dada a largada para o início das inscrições do Programa de Mestrado da Direito GV. Com foco no tema Direito e Desenvolvimento, a escola aceitará inscritos até o dia 14 de abril, pelo site (clique aqui). Não há necessidade do candidato ter formação em direito e o programa irá abordar, de forma multidisciplinar, matérias relacionadas à esfera pública e privada.

Para marcar o lançamento, a Escola promoveu, nessa quarta-feira, 12 de março, café-da-manhã para a apresentação institucional do Programa. A abertura contou com a palavra do diretor Ary Oswaldo Mattos Filho, que destacou a importância de dedicação ao programa, que deverá selecionar 20 vagas para início das aulas, já no segundo semestre de 2008.

Na seqüência, os aproximadamente 100 participantes do evento assistiram a "aula inaugural" proferida pelo professor da USP José Eduardo Faria, que fez uma retrospectiva sobre como a academia encarou o debate sobre o desenvolvimento ao longo do século XX. Grande parte de sua exposição associou a discussão acadêmica sobre o tema ao papel do direito, seja para incentivar ou para atravancar o processo de desenvolvimento no país.

"As relações entre direito e economia sempre foram intrincadas porque são duas ciências conflitantes, tanto no campo temporal quanto na esfera territorial. Em primeiro lugar, enquanto a economia navega no campo da rapidez e da urgência no processo de tomada de decisão, o direito possui uma dinâmica mais lenta. Por outro lado, o direito, por definição, atua em uma área fragmentada, delimitada pela soberania, enquanto os agentes econômicos agem em um ambiente transnacional, integrado."

Para o professor Faria, a estruturação do Mestrado pela GV criou um locus de compreensão dessa dinâmica. "Se abre hoje uma porta para que todas essas discussões sejam atualizadas. E o mérito da FGV será resgatar esse tema, aparentemente distante, e trazê-lo para um ambiente mais contemporâneo", finaliza.

Após a sua apresentação, os professores Oscar Vilhena, Flavia Püschel, Ronaldo Porto Macedo Jr. e Carlos Ari Sundfeld se revezaram na apresentação da linha mestra e das principais orientações de pesquisas em relação ao mestrado. Ao final, foram respondidas dúvidas dos presentes.

Serviço:

Programa de Mestrado da Direito GV

Inscrições até 14 de abril

Pré-requisitos: não há necessidade de ter graduação em direito. Candidatos de outras áreas afins poderão se candidatar:

Informações sobre o Mestrado: no site (clique aqui) ou pelo telefone 11-3281-3429

Para se inscrever: (clique aqui)

Cronograma de inscrições:

11/03/2008 – abertura das inscrições e apresentação do Programa de Pós-Graduação aos interessados (facultativo);

14/04/2008 – término das inscrições;

27/04/2008 – prova de inglês;

27/04/2008 – prova escrita;

19/05/2008 – divulgação dos aprovados na prova de inglês e prova escrita;

02/06/2008 – entrega do projeto de pesquisa e currículo;

16/06/2008 – convocação para entrevistas;

24-27/06/2008 – realização das entrevistas (conforme lista de nomes e horários determinados);

01/07/2008 – divulgação dos aprovados;

08/07/2008 – matrícula.

______________



________________