MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Divisão dos royalties do pré-sal aprovada pelo Senado é questionada no STF

Divisão dos royalties do pré-sal aprovada pelo Senado é questionada no STF

A ministra Ellen Gracie é a relatora do MS 28885 impetrado pelo deputado Federal Geraldo Roberto Siqueira de Souza, Geraldo Pudim (PR/RJ), no STF, para questionar o teor da emenda aprovada pelo Senado no PLC 7/2010, que modifica o critério de distribuição dos resultados da exploração de petróleo e gás natural. A emenda foi apresentada pelo senador Pedro Simon (PMDB-RS) e a matéria retornará à Câmara.

Da Redação

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Atualizado às 09:27

Divergências

Divisão dos royalties do pré-sal aprovada pelo Senado é questionada no STF

A ministra Ellen Gracie é a relatora do MS 28885 impetrado pelo deputado Federal Geraldo Roberto Siqueira de Souza - Geraldo Pudim - (PR/RJ), no STF, para questionar o teor da emenda aprovada pelo Senado no PLC 7/2010 (clique aqui), que modifica o critério de distribuição dos resultados da exploração de petróleo e gás natural. A emenda foi apresentada pelo senador Pedro Simon (PMDB-RS) e a matéria retornará à Câmara.

O projeto altera disposições da lei do petróleo (lei 9.478/97 (clique aqui)), que fixa os percentuais atuais de distribuição da "participação no resultado da exploração do petróleo ou gás natural", entre os Estados e municípios produtores. Segundo o deputado, a alteração na forma de distribuição de participação no resultado de exploração do petróleo ou gás natural fere frontalmente a CF/88 (clique aqui), na medida em que extrapola limitações constitucionais que resguardam a forma Federativa do Estado e os direitos e garantias individuais.

De acordo com Geraldo Pudim, a participação no resultado da exploração de petróleo é assegurada apenas aos Estados e municípios produtores que tenham jazidas exploradas nos seus domínios, como estabelece o parágrafo 1º do artigo 20 da CF/88. O parlamentar enfatiza que a CF/88 não distingue as camadas geológicas de onde advenha o petróleo. "A CF/88 não fala em petróleo do pós-sal ou do pré-sal. Não restringe. Não discrimina. Tudo é petróleo. Logo, discriminar para conceder tratamento especial ao petróleo advindo da camada geológica do pré-sal é insconstitucional", salienta.

"Além do mais, à toda evidência, cria uma esdrúxula e insólita compensação aos Estados e municípios produtores e beneficiários daquele parágrafo 1º do artigo 20 da CF/88, qual espórtula, qual propina, que, até se não fosse sua flagrante inconstitucionalidade (afronta a limitações constitucionais), seria platônica, mirífica", ressalta o deputado na petição do mandado de segurança, de 74 páginas. O deputado pede concessão de liminar urgente para suspender a tramitação do projeto de lei até que o mérito da questão seja analisado pelo STF.

Para o político, que é da região da Bacia de Campos (composta pelos municípios de Campos dos Goytacazes, Macaé, Búzios, Rio das Ostras, Casimiro de Abreu, Quissamã, Carapebus, Cabo Frio e São João da Barra), a alteração na divisão dos royalties tem gerado comoção nacional, além de criar um estado de grave crise institucional Federativa. Na Câmara, a questão acirra os ânimos entre representantes de Estados produtores e não produtores. O deputado ressalta que a Secretaria de Desenvolvimento do Estado do Rio estima os prejuízos do Estado, no primeiro ano do pré-sal, na casa dos 2,7 bilhões de dólares.

_________________
________

Leia mais

  • 10/6/10 - Senado aprova criação do Fundo Social do Pré-sal - clique aqui.
  • 2/4/10 - Projetos do pré-sal recebem 80 emendas no Senado - clique aqui.
  • 28/3/2010 - Advogado comenta a disputa pelos royalties do pré-sal - clique aqui.
  • 22/2/10 - Câmara retoma votação dos projetos pré-sal, cartórios e Lei Pelé - clique aqui.
  • 13/12/09 - Projetos do pré-sal na pauta da Câmara durante a próxima semana - clique aqui.
  • 10/12/09 - Deputados aprovam o regime de partilha do pré-sal - clique aqui.
  • 19/11/09 - Câmara aprova a criação da Petro-Sal - clique aqui.
  • 4/11/09 - Câmara - Polêmica sobre royalties adia votação sobre exploração do pré-sal - clique aqui.
  • 29/10/09 - Câmara - Relator exclui compra de ações da Petrobras com recursos do FGTS - clique aqui.
  • 30/9/09 - Petrobras detalha na Câmara emissão de ações para explorar reservas - clique aqui.
  • 30/9/09 - Perda de arrecadação pode superar ganhos no pré-sal, diz estudo - clique aqui.
  • 15/9/09 - Deputados já apresentaram 91 emendas ao Fundo Social do pré-sal - clique aqui.
  • 13/9/09 - Projeto da Câmara cria fundo soberano com verbas do pré-sal - clique aqui.
  • 10/9/09 - Projetos do pré-sal serão votados em 10/11- clique aqui.
  • 8/9/09 - Desdobramentos da audiência pública do pré-sal no Senado - clique aqui.
  • 8/9/09 - Senado realiza primeira audiência pública sobre os projetos do pré-sal - clique aqui.
  • 3/7/09 - Base aliada da Câmara discute com Lula hoje fim da urgência - clique aqui.
  • 1/9/09 - Governo apresenta modelo regulatório para o pré-sal - clique aqui.
  • 31/8/09 - Governo vai manter sistema de participação especial para Estados produtores de petróleo - clique aqui.

___________________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...