MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TJ/MS nega recurso de banco para manter exclusividade em empréstimo consignado

TJ/MS nega recurso de banco para manter exclusividade em empréstimo consignado

Por maioria, o Órgão Especial do TJ/MS negou provimento ao agravo regimental 2010.007253-8/0003.00 interposto pelo BB contra a concessão da liminar do MS 2010.007253-8, a qual garantiu que o banco BMG possa continuar operando livremente sobre a concessão de crédito consignado aos servidores do Poder Executivo do Estado.

Da Redação

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Atualizado às 08:54

Empréstimo consignado

TJ/MS nega recurso de banco para manter exclusividade em empréstimo consignado

Por maioria, o Órgão Especial do TJ/MS negou provimento ao agravo regimental 2010.007253-8/0003.00 interposto pelo BB contra a concessão da liminar do MS 2010.007253-8, a qual garantiu que o banco BMG possa continuar operando livremente sobre a concessão de crédito consignado aos servidores do Poder Executivo do Estado.

O BB sustenta que o Estado de Mato Grosso do Sul pode decidir sobre os lançamentos na folha de pagamento de seus servidores, de acordo com a conveniência e oportunidade. Além disso, afirma que possui o processamento da folha de pagamento dos servidores do Estado e que realiza o lançamento das parcelas dos empréstimos sem ônus nenhum para o Executivo ou para o servidor.

Assegura também que se comprometeu a praticar a menor taxa de juros e melhores condições ao consignado. Afirma também que não há violação à livre concorrência o fato de o BB ter a exclusividade para a modalidade de empréstimo consignado aos servidores do Estado, pois não há o impedimento ao acesso a outras modalidades de empréstimos de outras instituições. Pede, assim, a revogação da liminar que garantiu ao banco BMG o direito de operar na concessão de crédito consignado aso servidores do executivo.

O relator do processo esclareceu que o ato atacado é o decreto 12.932/2010, no qual o governo Estadual alterou o rol de instituições que podem realizar empréstimo consignado na folha de pagamento dos servidores públicos civis e militares do Estado de Mato Grosso do Sul estabelecendo que apenas poderá ser admitida a "instituição financeira que presta serviços relativos ao processamento de créditos provenientes da folha de pagamento gerada pelo Estado".

A medida liminar foi concedida para que o impetrante do mandado, o banco BMG, possa continuar operando livremente a concessão de crédito consignado sob o argumento de que a CF/88 (clique aqui) garante o direito à livre concorrência e livre iniciativa.

Para o relator do agravo, foram preenchidos os requisitos necessários para a concessão da liminar, impondo-se assim a manutenção da decisão, "sobretudo ao se considerar o prejuízo econômico que sua revogação pode trazer ao recorrido", acrescentou. Mesmo porque, finalizou, o agravante não trouxe no presente recurso argumentos capazes de alterar o entendimento, pois "o que se verifica é o seu inconformismo com a concessão da liminar", pontuou.

_____________
___________

Leia mais

  • 6/10/10 - TJ/MS analisa pedido para revogar liminar sobre crédito consignado de servidores - clique aqui.
  • 28/9/10 - No MS, banco recorre para revogar liminar sobre crédito consignado de servidores - clique aqui.
  • 23/9/10 - STJ mantém decisão que autoriza somente o BB a realizar empréstimo consignado em folha de pagamento aos servidores de SP - clique aqui.
  • 7/7/10 - MP/BA investiga legalidade de distrato e recontratação do BB na concessão de crédito consignado para servidores baianos - clique aqui.
  • 21/6/10 - Prefeitura de São Paulo libera "eCONSIG" para que bancos filiados à ABBC possam conceder empréstimos consignados aos servidores públicos - clique aqui.
  • 15/6/10 - Ministro do STJ nega seguimento à SS em imbróglio dos consignados - clique aqui.
  • 15/6/10 - Prefeitura de SP decide cumprir decisão do TJ/SP que suspendeu liminarmente exclusividade do BB em créditos consignados - clique aqui.
  • 8/6/10 - Desembargador do TJ/SP manda cumprir liminar que suspende exclusividade de consignados para BB - clique aqui.
  • 24/5/10 - TJ/SP suspende liminarmente exclusividade do BB em créditos consignados - clique aqui.
  • 24/5/10 - Associação Brasileira dos Bancos Comerciais contesta exclusividade nas operações com desconto em folha em SP - clique aqui.
  • 19/5/10 - Estado não pode obrigar servidor a fazer empréstimo consignado apenas no BB, decide TJ/PB - clique aqui.

  • 10/5/10 - TRF suspende descontos de empréstimos consignados em benefícios de segurados reclamantes - clique aqui.

    • 23/4/10 - STF também suspende liminar que impedia exclusividade do BB em créditos consignados em SP - clique aqui.

    • 22/4/10 - STJ suspendeu liminar deferida pelo TJ/SP que impede a exclusividade do BB no crédito consignado no município - clique aqui.

    • 6/4/10 - PL da Câmara dá ao servidor escolha sobre empresa de crédito consignado - clique aqui.
    • 29/3/10 - TJ/RN nega recurso interposto pelo governo do Estado e BB - clique aqui.
    • 26/3/10 - Sindicato dos Professores de SP ingressa com MS coletivo contra exclusividade no crédito consignado pelo BB - clique aqui.
    • 24/3/10 - Sindicato dos Trabalhadores de SP divulga nota de esclarecimento sobre empréstimo consignado - clique aqui.
    • 17/3/10 - TJ/MS defere liminar contra BB em empréstimos consignados - clique aqui.
    • 5/3/10 - TJ/RN decide contra a exclusividade do BB no consignado - clique aqui.
    • 4/3/10 - TJ/PB - Liminar acaba com monopólio do BB sobre empréstimos consignados aos servidores do Estado e instaura livre concorrência - clique aqui.
    • 4/3/10 - Des. nega pedido da prefeitura de SP para derrubar liminar ganha pelo Sindsep no caso do monopólio em empréstimo consignado - clique aqui.
    • 10/2/10 - Sindicato dos funcionários públicos municipais de SP obtém liminar para funcionários públicos realizarem empréstimos com outras instituições bancárias além do BB - clique aqui.
    • 22/1/10 - Decreto municipal 51.198 dispõe sobre as consignações em folha de pagamento dos servidores públicos de SP, bem como disciplina o sistema de consignações - clique aqui.

    _______________

    Patrocínio

    CCM Advocacia de Apoio
    CCM Advocacia de Apoio

    Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

    FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

    FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

    TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
    TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

    TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA