MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STJ - Julgamento antecipado fere direito de defesa quando há pedido de provas

STJ - Julgamento antecipado fere direito de defesa quando há pedido de provas

A 4a turma do STJ reafirmou que o julgamento antecipado de uma ação, sem a necessária produção de provas, constitui cerceamento de defesa e ofensa aos princípios constitucionais do contraditório, da ampla defesa e do devido processo legal

Da Redação

sábado, 6 de novembro de 2010

Atualizado às 08:37


Cerceamento de defesa

STJ - Julgamento antecipado fere direito de defesa quando há pedido de provas

A 4a turma do STJ reafirmou que o julgamento antecipado de uma ação, sem a necessária produção de provas, constitui cerceamento de defesa e ofensa aos princípios constitucionais do contraditório, da ampla defesa e do devido processo legal. A 4a turma considerou, ainda, que a violação desses princípios é matéria de ordem pública, por isso pode ser conhecida de ofício pelo órgão julgador, isto é, independentemente de ter sido apontada pela parte interessada.

O pronunciamento da turma se deu em recurso especial no qual a CEF tentava reformar decisão do TRF da 5ª região que anulou uma sentença de primeira instância favorável à instituição financeira.

Na origem da ação está um saque de R$ 600 feito na conta de uma cliente da CEF na Paraíba. A correntista alegou que o dinheiro fora retirado indevidamente e, após frustradas tentativas de recebê-lo de volta, ela entrou na Justiça com pedido de indenização por dano moral e material.

Embora a autora tivesse requerido a produção de prova testemunhal, o juiz julgou a lide antecipadamente, o que só é possível quando o caso envolve apenas questões jurídicas ou quando não há provas a produzir além de documentos já juntados ao processo. A sentença considerou o pedido da autora improcedente, ao argumento de falta de comprovação do direito alegado por ela.

O TRF da 5ª região entendeu que "o indeferimento de pedido expresso de produção de provas cerceia o direito da parte de comprovar suas alegações", e por isso anulou a sentença. "Tendo a parte autora requerido a produção de prova testemunhal, constatada a sua necessidade para o deslinde da questão, não pode o juiz julgar antecipadamente a lide", afirmou o tribunal regional.

No recurso ao STJ, a CEF alegou que o juiz havia considerado suficientes as provas que já estavam no processo e que o TRF5 não poderia ter anulado a sentença agindo de ofício, uma vez que a correntista não chegara a levantar o problema da nulidade em sua apelação. Nada disso convenceu a 4a turma.

Segundo o relator do recurso especial, ministro Luis Felipe Salomão, "o juiz não indeferiu as provas requeridas, a tempo oportuno, pela autora. Na verdade, o julgador passou ao exame direto da lide, julgando-a antecipadamente, dando pela improcedência do pedido por ausência de provas". Para o ministro, esse procedimento "caracteriza, além de cerceamento ao direito de defesa da parte, também ausência de fundamentação da sentença".

Sobre a possibilidade de o tribunal anular a sentença por iniciativa própria, independentemente de pedido do interessado, o ministro afirmou que "a efetividade do processo não é princípio disponível pelas partes", razão por que "a instrução probatória, questão de ordem pública, deve ser observada".

O relator concluiu que, "evidenciada a necessidade da produção de provas pelas quais protestou a autora, constitui cerceamento de defesa o julgamento antecipado da demanda e violação aos princípios constitucionais do contraditório, ampla defesa e devido processo legal" - todos, segundo ele, "preceitos de ordem pública".

__________________

Patrocínio

Patrocínio Migalhas