MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STJ - Participação da Abin tornou ilegais investigações da Operação Satiagraha

STJ - Participação da Abin tornou ilegais investigações da Operação Satiagraha

A 5ª turma do STJ considerou ilegais as investigações da Operação Satiagraha e anulou a ação penal em que o banqueiro Daniel Valente Dantas, do grupo Opportunity, havia sido condenado por corrupção ativa. Por três votos a dois, os ministros decidiram ontem, 7, que a operação da PF foi ilegal em razão da participação de funcionários da Abin - Agência Brasileira de Inteligência e que, por isso, as provas reunidas na investigação não podem ser usadas em processos judiciais.

Da Redação

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Atualizado às 08:06


HC

STJ - Participação da Abin tornou ilegais investigações da Operação Satiagraha

A 5ª turma do STJ considerou ilegais as investigações da Operação Satiagraha e anulou a ação penal em que o banqueiro Daniel Valente Dantas, do grupo Opportunity, havia sido condenado por corrupção ativa. Por três votos a dois, os ministros decidiram ontem, 7, que a operação da PF foi ilegal em razão da participação de funcionários da Abin - Agência Brasileira de Inteligência e que, por isso, as provas reunidas na investigação não podem ser usadas em processos judiciais.

"Se a prova é natimorta, passemos desde logo o atestado de óbito, para que ela não seja usada contra nenhum cidadão", disse o presidente da 5ª turma, ministro Jorge Mussi, ao dar o voto que desempatou o julgamento, dando vitória à tese sustentada pelo relator do caso, o desembargador convocado Adilson Vieira Macabu. Antes dele, a ministra Laurita Vaz, que havia pedido vista do processo na sessão de 5/5, votou contra a concessão do HC pedido pela defesa de Daniel Dantas e deixou a situação empatada em dois a dois.

A defesa do banqueiro entrou com HC no STJ alegando que os agentes da Abin, contrariando a lei, participaram das investigações ao atuar em procedimentos de monitoramento telefônico, monitoramento telemático e ação controlada. Parecer do MPF opinou pela nulidade de toda a investigação.

A Operação Satiagraha, desencadeada em 2004, tinha o objetivo de apurar casos de corrupção, desvio de verbas públicas e crimes financeiros, mas apenas dois processos foram concluídos na JF: um condenou Daniel Dantas por corrupção ativa; o outro condenou o delegado condutor do inquérito, Protógenes Queiroz (hoje deputado Federal), e um escrivão por fraude processual e quebra de sigilo profissional.

Voto vencido

A ministra Laurita Vaz votou contra o HC por entender que a condenação de Daniel Dantas na 6ª vara Criminal Federal de SP (por ter, supostamente, oferecido suborno a um delegado Federal) não se apoiou em provas cuja produção tivesse contado com a participação de agentes da Abin. "Eventuais irregularidades dessa ordem em procedimentos inquisitoriais outros não teriam o condão de contaminar a prova colhida para instrução da ação penal que apurou o crime de corrupção", afirmou a ministra.

"Mesmo que se admita que houve a participação de agentes da Abin nos referidos procedimentos investigatórios, tal participação não estaria bem delineada", acrescentou Laurita Vaz. Assim, segundo ela, qualquer conclusão sobre nulidade das provas derivadas da investigação dependeria de uma análise detalhada sobre o envolvimento dos agentes - análise esta impossível de ser feita no julgamento de HC, que exige prova constituída previamente.

"Em relação à apuração do crime de corrupção, o juiz Federal processante foi categórico ao afirmar que não há nos autos da ação penal elementos de prova aptos a demonstrar a participação de agentes da Abin nas diligências consideradas na persecução penal em questão", disse a ministra.

Posição da maioria

Para o ministro Jorge Mussi, porém, o envolvimento da Abin ficou demonstrado em documento no qual a PF determinou a apuração interna de irregularidades na operação. Segundo o documento lido pelo ministro, há vários elementos indicando a atuação de servidores da Abin, "sem autorização judicial e sem nenhuma formalidade". Eles teriam tido acesso a informações sigilosas, fotografo, filmado, gravado e analisado documentos reservados, além de ouvir interceptações telefônicas e produzir relatórios.

Jorge Mussi citou a sentença do juiz da 7ª vara Criminal Federal, que condenou o delegado e o escrivão, para dizer que o esquema de investigação informal montado na Satiagraha "representa apuração de um modelo próprio de polícia secreta, à margem das mais comezinhas regras do Estado Democrático de Direito".

Na opinião do presidente da 5ª turma, toda a operação mostrou "uma volúpia desenfreada de se construir um arremedo de prova, que acaba por ferir de morte a CF/88 (clique aqui)". Ele disse que "é preciso dar um basta nisso, antes que seja tarde".

"Se me perguntassem se a Abin poderia atuar em investigação, compartilhando informações, com autorização judicial para isso, eu diria que sim. Sem autorização judicial, também, desde que requisitada. O que não pode é fazer como foi feito, na clandestinidade", afirmou o ministro. Ele lembrou que o STF já consagrou a chamada Teoria dos Frutos da Árvore Envenenada, segundo a qual uma prova ilícita contamina de ilegalidade todas as outras decorrentes dela.

O julgamento

No voto que iniciou o julgamento, em 1º/3, o desembargador convocado Adilson Macabu foi favorável à concessão do HC. Ele considerou que a ação penal contra o dono do Opportunity deveria ser anulada, pois se baseou em provas obtidas com a participação ilegal de mais de 70 agentes da Abin, além de um ex-funcionário do extinto SNI - Serviço Nacional de Informações contratado em regime particular.

Segundo o relator, o inquérito da Operação Satiagraha contém vícios que "contaminam" todo o processo e caracterizam abuso de poder, contrariando os princípios da legalidade, imparcialidade e do devido processo legal. O ministro Napoleão Nunes Maia Filho deu seu voto antecipadamente na sessão de 1º/3, acompanhando o relator.

A divergência foi aberta em 5/5, quando o ministro Gilson Dipp votou contra o pedido da defesa de Daniel Dantas. De acordo com o ministro, a competência da Abin - assessorar a Presidência da República em assuntos relacionados à segurança e a outros altos interesses da sociedade e do Estado - não exclui a possibilidade de sua participação em atividades compartilhadas com a polícia.

Segundo Dipp, não haveria ilegalidade na cessão de recursos humanos e técnicos da Abin para atuação em conjunto com a PF em investigação relacionada aos seus propósitos institucionais, desde que a coordenação fique a cargo da autoridade policial responsável pelo inquérito. A ilicitude da participação da Abin só se evidenciaria na falta dessa coordenação, mas, para avaliar isso, segundo o ministro, seria necessário um reexame profundo e detalhado de todos os fatos, o que não é possível em análise de HC.

___________________
_________

Leia mais - Notícias

  • 6/5/11 - STJ - Novo pedido de vista interrompe julgamento de HC de Daniel Dantas - clique aqui.
  • 9/2/10 - STJ garante sigilo de interceptação telefônica a advogado Sérgio Tostes - clique aqui.
  • 27/4/09 - Após depoimento, Daniel Dantas é indiciado por crimes financeiros - clique aqui.

  • 27/3/09 - CPI das Escutas reconvoca Daniel Dantas e o juiz Fausto de Sanctis - clique aqui.

  • 12/2/09 - OAB/SP quer saber se Operação Satiagraha grampeou advogados ilegalmente - clique aqui.

  • 30/12/08 - Paulo Lacerda é exonerado da direção da Abin - clique aqui.

  • 2/12/08 - JF condena Daniel Dantas a dez anos de prisão - clique aqui.

  • 18/11/08 - Juiz continuará à frente do processo em que Dantas é acusado de corrupção - clique aqui.

  • 7/11/08 - STF decide pela liberdade de Daniel Dantas - clique aqui.

  • 17/7/08 - Operação Satiagraha - Nota da PF - clique aqui.

  • 11/7/08 - Daniel Dantas - O caso e a repercussão na imprensa - clique aqui.

  • 11/7/08 - Ministro Gilmar Mendes concede liberdade para Pitta, Nahas e mais nove presos - clique aqui.
  • 8/7/08 - PF prende Celso Pitta, Daniel Dantas e Naji Nahas - clique aqui.

Leia mais - Artigos

  • 6/1/10 - De Sanctis. Liminar preocupante no STJ - Francisco César Pinheiro Rodrigues - clique aqui.

  • 6/8/08 - O caso Dantas e o "habeas corpus" da ONU - Márcia Novaes Guedes - clique aqui.

  • 1/8/08 - Satiagraha e a Singular Oportunidade de Ajuste Sistêmico - Jorge Queiroz - clique aqui.
  • ______________

    Patrocínio

    Patrocínio Migalhas