MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Conar arquiva representação contra comercial do Mc Donald´s no trailer de "Rio"

Conar arquiva representação contra comercial do Mc Donald´s no trailer de "Rio"

O Conar decidiu arquivar, por unanimidade, a representação feita pelo Instituto Alana referente ao comercial do Mc Donald´s divulgado durante o trailer do desenho animado "Rio". Para o relator, Ênio Basílio Rodrigues "não há porque considerar que haja arranhões ao código de ética na atitude do Mc Donald´s em promover seu Mc Donald´s Feliz associando a possibilidade da criança consumir o alimento e adquirir o brinquedo".

Da Redação

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Atualizado às 09:29


Venda casada

Conar arquiva representação contra comercial do Mc Donald's no trailer do filme "Rio"


O Conar decidiu arquivar, por unanimidade, a representação feita pelo Instituto Alana referente ao comercial do Mc Donald's divulgado durante o trailer do desenho animado "Rio". Para o relator, Ênio Basílio Rodrigues "não há porque considerar que haja arranhões ao código de ética na atitude do Mc Donald's em promover seu Mc Donald's Feliz associando a possibilidade da criança consumir o alimento e adquirir o brinquedo".

A representação enviada ao Conar teve como base argumentos jurídicos, científicos e políticos para questionar a publicidade do McLanche Feliz com brindes do filme "Rio", que falava diretamente com crianças menores de 12 anos. Ainda mostrava como a empresa feria seu próprio código de ética e o acordo de autorregulamentação firmado junto à ABIA - Associação Brasileira da Indústria de Alimentos e à ABA - Associação Brasileiras dos Anunciantes, em 2010.

Em seu parecer, o conselheiro faz uma inusitada associação do Instituto com uma bruxa, "vale a fantasia de trocarmos o nome Instituto por outro mais característico - a bruxa Alana, que odeia criancinhas". Ele ainda acrescenta que diferente das bruxas do tempo dele "que esperavam as crianças engordarem para devorá-las, a bruxa Alana - antroposófica, esverdeada e termogênica - prefere deixá-las magrinha".

O Instituto Alana respondeu dizendo que, pela total falta de respeito com que esse caso foi julgado, não reconhece mais o Conar como uma entidade séria e legítima para garantir a ética na publicidade brasileira. Para a instituição, o parecer de apenas duas páginas tem distorções e ofensas que jamais foram vistas em cinco anos de atuação do Projeto Criança e Consumo.

O caso

Com classificação indicativa livre, o filme "Rio" entrou em cartaz no dia 8/4 e atraiu milhões de crianças aos cinemas brasileiros. Durante o trailer, o Mc Donald's anunciou a promoção em que, na compra de um combo do McLanche Feliz, a criança levava de brinde colecionável de um dos personagens do filme.

O valoroso Projeto Criança e Consumo, do Instituto Alana, encaminhou ao Conar, em 14/4, denúncia, com pedido de sustação liminar, referente ao comercial do Mc Donald's divulgado durante o trailer do desenho animado "Rio". Segundo o Instituto, a promoção com brindes de personagens do filme acabou e demorou a ser julgada pelo Conar. Na ocasião, o conselheiro relator, Enio Basílio Rodrigues, considerou que a questão deveria ser decidida pelos membros do Conselho de Ética, "na próxima sessão de julgamento à qual a presente representação esteja apta a ser incluída".

Para o Projeto Criança e Consumo a ação é abusiva segundo o CDC (clique aqui) e o próprio código de ética do McDonald's, que diz que a empresa não poderia direcionar publicidade para crianças na idade pré-escolas ou menores de 6 anos, o que, segundo o Instituto, não ocorreu, já que crianças de diversas idades foram impactadas pela campanha.

  • Representação : 85/11
  • Íntegra da denúncia - clique aqui.

Confira abaixo a íntegra do parecer.
_________

______________
_________

Leia mais

  • 14/5/11 - Denúncia de venda casada de lanche e brinde relacionada ao filme "Rio" ainda não foi julgada pelo Conar - clique aqui.

  • 30/06/10 - Resolução que trata da alimentação saudável e publicidade de alimentos foca público infantil - clique aqui.
  • 14/6/10 - ONG quer aprofundar debate no Brasil sobre mídia para crianças e adolescentes - clique aqui.
  • 16/4/10 - Projeto Criança e Consumo encaminha casos de publicidade abusiva para a Fundação Procon - clique aqui.

_______

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA