MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Corregedoria organiza setor de precatórios em seis Tribunais e constata irregularidades
Irregularidades

Corregedoria organiza setor de precatórios em seis Tribunais e constata irregularidades

Durante a organização do setor de pagamento de precatórios em seis tribunais de Justiça, a Corregedoria Nacional de Justiça constatou irregularidades no pagamento das dívidas.

Da Redação

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Atualizado às 08:29

Irregularidades

Corregedoria organiza setor de precatórios em seis Tribunais e constata irregularidades

A Corregedoria Nacional de Justiça concluiu, em dezembro de 2011, a organização do setor de pagamento de precatórios em seis TJs (Tocantins, Alagoas, Piauí, Pernambuco, Ceará e Mato Grosso).

Durante o trabalho nos Tribunais, a equipe da Corregedoria constatou diversas irregularidades no pagamento das dívidas. Uma das mais comuns é os credores usarem de influência para receber antes dos outros, enquanto aqueles sem amigos importantes serem esquecidos. Sem perspectiva de receber os créditos, os cidadãos comuns acabam vendendo o precatório, ou seja, repassando o direito ao crédito, para terceiros com deságio de até 90%. Os compradores, normalmente pessoas de grande influência, usam seu poder e recebem o valor integralmente.

O programa de organização dos setores de precatórios nos Tribunais de Justiça do país foi instituído em 2011, na gestão da ministra Eliana Calmon. Logo, diversos Tribunais recorreram à Corregedoria pedindo o apoio oferecido.

O serviço nesses Tribunais estava completamente desestruturado, o que facilitava a liberação de recursos fora da ordem cronológica - estabelecida pela CF/88 e por uma resolução do CNJ - e a corrupção.

A equipe da Corregedoria e a própria ministra Eliana Calmon reuniram-se com prefeitos e governadores para negociar a liberação de recursos para o pagamento dos primeiros da fila e assegurar o fluxograma dos pagamentos futuros. Em 2012, o trabalho terá continuidade.

Para a ministra, a organização do serviço é essencial para dar efetividade aos jurisdicionados que movem ações judiciais contra o setor público, ganham a causa e têm o direito de receber o valor devido, sem que ninguém passe na sua frente. A dívida de estados e municípios supera os R$ 84 bilhões, segundo levantamento do CNJ.

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...