MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Ayres Britto propõe aproximação e integração com magistratura
Diálogo

Ayres Britto propõe aproximação e integração com magistratura

Entre os temas que deverão ser discutidos estão a elaboração de projeto de uma nova Loman.

Da Redação

terça-feira, 24 de abril de 2012

Atualizado às 08:04

O novo presidente do STF, ministro Ayres Britto, pretende abrir as duas instituições (STF e CNJ) ao diálogo com a magistratura e fazer uma "gestão compartilhada", por meio da aproximação com as associações representativas da categoria.

Entre os temas que deverão ser discutidos estão a elaboração de projeto de uma nova Loman e a questão dos vencimentos dos magistrados.

Após a solenidade de posse na última quinta-feira, 19, as três entidades associativas nacionais – AMB, Ajufe e Anamatra – prestaram homenagem ao novo presidente e manifestaram seu otimismo com a proposta de "plena harmonia" manifestada por Ayres Britto. "A primeira coisa que o ministro fez, ao ser eleito presidente, foi nos reunir para conversar conosco e mostrar o caminho do diálogo, da conciliação e da Construção", afirmou o presidente da AMB, Nelson Calandra. "Esse é o perfil dele, e será muito bom para a magistratura brasileira, assim como será bom para o povo brasileiro."

Para o presidente da Ajufe, Gabriel Wedy, Ayres Britto "vai defender uma administração do Poder Judiciário democrática e aberta à sociedade".

O juiz do trabalho Renato Henry Sant’Anna, presidente da Anamatra, lembrou o prestígio que o presidente sempre conferiu ao movimento associativo e afirmou que a expectativa é de mais diálogo com a magistratura e com os demais poderes.

O primeiro sinal no sentido da ampliação do diálogo com a magistratura já foi dado com a convocação, para atuarem como juízes auxiliares da Presidência, de três ex-presidentes de associações de magistrados – Mozart Valadares, da AMB, Fernando Mattos, da Ajufe, e Luciano Athayde, da Anamatra – e a escolha do juiz de Direito Francisco Alves Júnior, ex-presidente da AMASE, para a Secretaria-Geral do Conselho Nacional de Justiça. Em diversas ocasiões, o ministro tem manifestado sua compreensão do papel do CNJ "enquanto conteúdo" e do Poder Judiciário "enquanto continente".

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...