MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. CPI do Ecad: relatório conclui que órgão virou cartel
Investigação

CPI do Ecad: relatório conclui que órgão virou cartel

Para comissão Ecad "tornou-se um fim em si mesmo", e protagoniza "toda sorte de desvios e ilícitos".

Da Redação

terça-feira, 24 de abril de 2012

Atualizado às 14:51

A CPI do Ecad divulgou o relatório final de seus trabalhos. Os integrantes da Comissão concluíram que o Ecad "tornou-se um fim em si mesmo", e que a instituição está muito distante do que reivindica a classe artística, "protagonizando toda sorte de desvios e ilícitos".

De acordo com o relatório, a principal conclusão da CPI é que há necessidade de regulação do sistema de gestão coletiva, tendo em vista a relação fiduciária estabelecida entre o Ecad e as associações (como depositárias dos recursos) com relação ao grupo difuso que a elas contribui e que dela devem receber.

A Comissão afirma no documento que espera que o trabalho da CPI sirva de estopim para mobilizar "o Ministério Público e todas as demais instituições que compõem a nossa sociedade rumo à inevitável limpeza do sistema Ecad, que deve existir para servir aos artistas brasileiros."

A CPI também aproveita para propor projeto de lei que reforma o sistema de gestão coletiva de direitos autorais. "É preciso desmontar o cartel Ecad", diz.

Confira a íntegra do relatório.

Patrocínio

Patrocínio

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...