MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Instituições ingressam com ação por direitos dos advogados na carteira do IPESP
Justiça

Instituições ingressam com ação por direitos dos advogados na carteira do IPESP

AASP, IASP e OAB/SP ingressaram na Justiça Federal com ação coletiva para resguardar os interesses de todos os advogados vinculados à Carteira.

Da Redação

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Atualizado às 08:51

A AASP, o IASP e a OAB/SP ingressam na Justiça Federal com uma ação coletiva para resguardar os interesses de todos os advogados vinculados à Carteira de Previdência dos Advogados de São Paulo, administrada pelo IPESP. No ano passado, o STF julgou procedente a ADIn 4429, proposta pela OAB. Na ação no Supremo, foi contestado dispositivo da lei 13.549/09, que eximiu o Estado de São Paulo de responsabilidade pela Carteira do IPESP, gerida pelo governo desde 1959.

Na ação ajuizada, as entidades representativas da advocacia pedem que o Estado de SP seja condenado a arcar com o pagamento da diferença da contribuição dos aposentados e pensionistas, majorada, pela lei 13.549/09, de 5% para 20%, tal como reconhecido pelo Supremo por ocasião do julgamento da ADIn 4291.

Segundo o presidente em exercício da OAB/SP, Marcos da Costa, a ação encerra um ciclo de lutas de seis anos encabeçado pelas três instituições para salvar a citada Carteira e preservar o direito dos beneficiários. "Negociamos com o governo do Estado e com o Ministério da Previdência porque a liquidação da Carteira seria caótica. Segundo cálculo atuarial daria para pagar apenas 10% dos aposentados, os demais perderiam tudo. O regime de extinção vai atender até o último advogado inscrito, numa estimativa de 80 anos", afirmou.

Para o presidente da AASP, Arystóbulo de Oliveira Freitas, o início da ação judicial foi deliberada em razão das graves repercussões, em decorrência da inércia do Estado de SP que, no entender do STF, é responsável pelos danos daí decorrentes. "Os advogados e advogadas que foram obrigados a resgatar valores muito inferiores àqueles a que tinham direito, com receio de perderem tudo, também terão seus direitos discutidos em juízo, por meio de outra ação judicial que será ajuizada", declarou.

Em entrevista à TV Migalhas, durante evento da AASP, o advogado Marcio Kayatt justifica a iniciativa.

__________

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...