MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. JF confirma poder deliberativo de Conselho da Carteira de Previdência dos Advogados
Decisão

JF confirma poder deliberativo de Conselho da Carteira de Previdência dos Advogados

O juiz Federal Danilo Almasi Vieira Santos, da 10ª vara Federal de SP, concedeu segurança para determinar a suspensão de despacho 1.209/12, do IPESP, que havia afastado as atribuições deliberativas do Conselho da Carteira de Previdência dos Advogados.

Da Redação

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Atualizado às 16:06

O juiz Federal Danilo Almasi Vieira Santos, da 10ª vara Federal de SP, concedeu segurança para determinar a suspensão de despacho 1.209/12, do Ipesp, que havia afastado as atribuições deliberativas do Conselho da Carteira de Previdência dos Advogados. Decisão se deu em MS impetrado pela OAB/SP, pelo IASP, pela AASP e pelos advogados Marcio Kayatt, Paulo Roma, Adauto Correa Martins e Ivandick Rodrigues dos Santos Junior.

De acordo com os impetrantes, o ato em questão, ao reconhecer que o Conselho teria função apenas consultiva e opinativa, estaria em dissonância com a lei estadual 13.549/09, que instituiu o regime de extinção da Carteira de Previdência dos Advogados de São Paulo. Ressaltaram que a citada lei manteve as atribuições, inclusive deliberativas, do Conselho da Carteira de Previdência dos Advogados.

Ao analisar a ação, o juiz Federal afirmou que, de fato, a lei 13.549/09 extinguiu a da Carteira de Previdência dos Advogados de São Paulo. Referida norma, no entanto, também estabeleceu que o Conselho da Carteira de Previdência dos Advogados tem como uma de suas atribuições decidir em grau de recurso sobre pleitos apresentados pelos segurados.

Segundo o magistrado, ao expedir o despacho 1209/12, o Ipesp deixou de reconhecer a atribuição deliberativa estabelecida pela legislação. Concedeu, então, a segurança pleiteada.

Repercussão

Para o presidente da seccional paulista da Ordem, Marcos da Costa, "a decisão restitui as atribuições deliberativas do Conselho da Carteira de Previdência dos Advogados, conforme estabelece a Lei Estadual 13,549/2009, sem as quais não seria possível resguardar devidamente os interesses de todos os advogados vinculados à Carteira de Previdência dos Advogados de São Paulo".

De acordo com conselheiro Federal da OAB/SP e diretor do Conselho da Carteira de Previdência do Estado de São Paulo, Marcio Kayatt, a decisão proferida pela JF restabelece a plena competência do Conselho: "É, sem dúvida, a mais importante decisão judicial que refreia as tentativas do Ipesp de restringir a legítima atuação das entidades representativas da Advocacia".

  • Processo: 0006524-70.2013.4.03.6100

Confira a decisão.

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...