MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Eleições OAB: na reta final, campanhas pegam fogo pelo Brasil
Eleições OAB 2012

Eleições OAB: na reta final, campanhas pegam fogo pelo Brasil

Pleito tem início no próximo dia 19.

Da Redação

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Atualizado às 11:14

Às vésperas do início das eleições das seccionais da OAB, notícias envolvendo candidatos à presidência da OAB/AL e da OAB/CE foram divulgados pela imprensa.

Na última quarta-feira, 14, o conselheiro Federal e candidato à presidência da seccional alagoana da Ordem, Welton Roberto, entregou à polícia uma gravação de suposta reunião que comprovaria um eventual esquema de compra de votos, por parte da sua concorrente nas eleições Rachel Cabús. O eventual esquema funcionaria com o pagamento de anuidade de advogados inadimplentes para que pudessem votar, segundo divulgou o portal Cada Minuto. As eleições no Estado acontecem no próximo dia 23.

De acordo com o mencionado site, participaram da reunião o presidente da OAB/AL, Omar Coelho, Rachel Cabús, candidata a presidente, Paulo Breda, atual tesoureiro e candidato a vice-presidente, entre outros.

Ainda segundo o "Cada Minuto", Omar Coelho teria confirmado o diálogo, mas "reiterou que o final da conversa, onde eles afirmariam que não iriam realizar a prática de compra de anuidades foi cortado".

  • Ouça aqui o áudio da reunião e assista aqui à matéria sobre o fato.

No CE, onde as eleições acontecem já nesta segunda-feira, 19, parte do conselho seccional teria abandonado o candidato à reeleição, Valdetário Monteiro, de acordo com o que divulga a imprensa local.

O motivo seria um vídeo de Valdetário, no qual ele condenava a possibilidade de reeleição e havia firmado em cartório o compromisso de apoio a outro nome. Além disso, o vídeo continha críticas supostamente feitas por Valdetário aos próprios apoiadores da campanha. O vídeo foi removido do Youtube. De acordo com fontes, vários dos integrantes da chapa pedem, inclusive, a renúncia de Valdetário.

Ouvido por um dos sites que levantou a questão, Valdetário negou a autenticidade do vídeo. Ele afirma que gravaram a voz dele, editaram e "montaram da forma que acharam mais conveniente". De acordo com ele, sua contrariedade é contra a segunda reeleição e não contra a primeira, apesar de ter confirmado que registrou em cartório o compromisso de não disputar este ano e apoiar Edson Santana. No entanto, ele afirma que o advogado beneficiário do acordo desistiu de concorrer à presidência da entidade.

Em contato com a redação de Migalhas, o advogado Valdetário enviou a seguinte mensagem, a qual foi enviada aos advogados cearenses:

"Caros colegas Advogados e Advogadas,

Depois de anos de militância na OAB, como presidente da Comissão de Estudos Tributários, Secretário Geral da Ordem, presidente da CAACE e atual presidente da OAB-CE, foi com pesar que compareci à Delegacia de Defraudações e Falsificações, em pleno período eleitoral, para solicitar investigação policial e abertura de inquérito visando apurar fatos delitivos e identificar os autores e divulgadores de gravações, grampos e vídeos clandestinos utilizando montagens criminosas e manipulação de informações. Peço aos colegas advogados e advogadas a devida repulsa a este tipo de campanha baixa e grosseira numa clara demonstração de falta de ética e desrespeito à advocacia cearense, em detrimento aos colegas que desejam debater propostas, como nós que integramos a chapa Mais OAB Pra Você. Os advogados e advogadas cearenses não merecem ser subestimados com informações levianas e fraudulentas. Rogo a Deus piedade às pobres almas, que por falta de propostas e respeito aos advogados e advogadas, descem a tão baixo nível.

Valdetário Monteiro"

As eleições da OAB começam na próxima segunda-feira, 19.

Além do Ceará, vão às urnas os advogados das seccionais de oito Estados: Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Norte, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Tocantins.

Os pleitos terão continuidade a partir desta data e só se encerrarão no dia 30/11, quando as seccionais da OAB do Amapá e Amazonas realizarão suas eleições.

Veja o calendário completo, clique aqui.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas