MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Arquivada representação contra magistrados que assinaram manifesto do caso Pinheirinho
Liberdade de expressão

Arquivada representação contra magistrados que assinaram manifesto do caso Pinheirinho

Três desembargadores sustentaram afronta ao arts. 35 e 36 da Loman.

Da Redação

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Atualizado às 11:06

O Órgão Especial do TJ/SP negou provimento a recurso contra decisão que determinou o arquivamento de representação oferecida contra cinco juízes que subscreveram manifesto de denúncia do caso Pinheirinho à Comissão Interamericana de Direitos Humanos.

A representação foi feita por três desembargadores que sustentaram afronta ao arts. 35 e 36 da LC 35/79 (Loman).

O Órgão Especial, porém, votou no sentido de que, embora reconheça o "questionável conteúdo" da manifestação, há a supremacia do art. 5 da CF/88, com a preponderância da liberdade de expressão.

Em seu voto, o desembargador Antônio Carlos Malheiros assinalou que "hoje, magistrados de todas as esferas, inclusive dos Tribunais Superiores, do Supremo Tribunal Federal, dos Tribunais de Justiça, dos TREs, manifestam-se sobre diversos temas e também sobre processos judiciais em andamento. Às vezes, até mesmo sobre aqueles que devem julgar, evidentemente com cautela e razoabilidade. Parece-me claro que não podemos tomar esses magistrados como incautos, temerários e rebeldes descumpridores da Lei Orgânica da Magistratura. (...) Por certo os tempos são outros. E, o fato é que esta conduta não está em discórdia com a Constituição Federal, verdadeira guia dado pelo povo aos Poderes do Estado. Pelo contrário, a liberdade de expressão e pensamento é máxima da Constituição Federal e um dos direitos fundamentais de primeira grandeza, que não foram subtraídos dos magistrados."

O advogado Igor Sant'Anna Tamasauskas, da banca Bottini & Tamasauskas Advogados, sustentou as razões por uma das magistradas.

Veja a íntegra dos votos.

  • Processo : 34.923/2012

_______________

Patrocínio

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...