MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Projeto sobre normas de segurança em casas de espetáculos tramita na Câmara
Proposta

Projeto sobre normas de segurança em casas de espetáculos tramita na Câmara

PL tem parecer favorável na CCJ e pode ser votado a qualquer momento.

Da Redação

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Atualizado às 09:04

Após o incêndio na boate Kiss, em Santa Maria/RS, que deixou 231 mortos, a ausência de legislação Federal anti-incêndio e de segurança em casas noturnas tornou-se assunto recorrente. Existe na Câmara um projeto que dispõe sobre normas gerais de segurança em casas de espetáculos e similares. É o PL 2.020/07, que está pronto para pauta na CCJ.

A proposta, de autoria da deputada Elcione Barbalho, pretende "coibir os fatos lamentáveis que resultam em danos físicos ou patrimoniais a terceiros, em locais existentes para o lazer das pessoas".

Conforme o PL, a autorização para o funcionamento de salões de baile ou festas, boates, discotecas, danceterias, teatros e casas de espetáculos somente será concedida quando o estabelecimento dispuser de quadro de vigilantes, sistema de alarme e de combate a incêndios, sistema contínuo de gravação de imagens, sistema de saídas de emergência com sinalização visual adequada, detectores de metais e desfibriladores portáteis para ocasiões em que compareçam mais de 1.500 pessoas.

Quem desobedecer às normas ficará sujeito a penalidades que vão de advertência à interdição do estabelecimento, além de multa, entre R$ 5 mil e R$ 50 mil, reajustada conforme regulamento. "É preciso fiscalizar e imputar multas bem expressivas, no sentido de as pessoas tomarem vergonha, porque estão brincando com a vida", afirma Elcione.

Para evitar novas tragédias, o presidente da Câmara, Marco Maia, pediu à sua assessoria um levantamento das leis municipais existentes no Brasil sobre segurança em casas noturnas. "A intenção é propor uma legislação única para o Brasil, com regras mínimas a serem seguidas por todos os estados e municípios", asseverou.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas