MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STJ define lista tríplice para vaga de Teori Zavascki
Novo ministro

STJ define lista tríplice para vaga de Teori Zavascki

Após três escrutínios, o pleno da Corte Superior escolheu os desembargadores Federais Nefi Cordeiro, Ítalo Fioravanti e Regina Helena Costa.

Da Redação

quarta-feira, 20 de março de 2013

Atualizado às 15:38

O STJ elegeu nesta quarta-feira a lista tríplice para vaga aberta com a ida de Teori Zavascki para o STF. Após três escrutínios, o pleno da Corte Superior escolheu os desembargadores Federais Néfi Cordeiro, Ítalo Fioravanti e Regina Helena Costa.

Néfi Cordeiro, do TRF da 4ª região, foi eleito em primeiro escrutínio, com 21 votos. Já Ítalo Fioravanti Sabo Mendes, do TRF da 1ª região, obteve 20 votos, em segundo escrutínio. A lista foi completa por Regina Helena Costa, do TRF da 3ª região, com 16 votos, em escolha que se deu em terceiro escrutínio.

Néfi Cordeiro é natural de Curitiba, bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba e engenheiro civil formado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Possui mestrado em Direito Público e doutorado em Direito das relações sociais, pela Universidade Federal do Paraná. Antes de ingressar na magistratura, Néfi Cordeiro atuou no MP. Está no TRF da 4ª região desde 2002.

Ítalo Fioravanti Sabo Mendes é natural de Diamantino/MT e desembargador Federal do TRF da 1ª região desde agosto de 1998. Graduou-se em Direito pela Universidade de Brasília (Turma de 1983) e é mestre e doutor em Direito também pela UNB. Iniciou sua carreira como advogado e, em 1 de outubro de 1984, foi empossado procurador da República.

Regina Helena Costa possui mestrado e doutorado em Direito do estado, com concentração na área de Direito Tributário, pela PUC/SP. Atualmente, é professora da Faculdade de Direito e da Pós-Graduação em Direito da mesma universidade. Tem experiência nas áreas de Direito Tributário e Direito Administrativo e é professora convidada em cursos de especialização de outras instituições.

A lista tríplice irá agora à Presidência da República. Já foram eleitas as tríplices para as vagas de Massami Uyeda, destinada a desembargadores dos TJs, e Asfor Rocha, de integrantes do Ministério Público.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas