MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. PGR apoia ADIns contra entraves na votação de lista tríplice no TJ/SP
Quinto constitucional

PGR apoia ADIns contra entraves na votação de lista tríplice no TJ/SP

Ações diretas de inconstitucionalidade ajuizadas no STF contestam o caput do artigo 55 do regimento interno da Corte bandeirante.

Da Redação

terça-feira, 4 de junho de 2013

Atualizado às 09:33

A PGR apresentou pareceres pela procedência parcial da ADIn 4.455, ajuizada pelo CFOAB - Conselho Federal da OAB, e integral da ADIn 4.865, ajuizada pela CONAMP - Associação Nacional dos Membros do MP.

Ambas as ações contestam o caput do artigo 55 do regimento interno do TJ/SP, o qual prevê a realização de três escrutínios na votação da lista tríplice do Quinto constitucional até que se firme a lista, exigindo-se maioria absoluta em todos. O dispositivo também define que a lista não será aceita caso qualquer dos candidatos não atingir o quórum.

Com base nessa exigência do caput do artigo 55, o TJ paulista devolveu duas vezes a lista sêxtupla apresentada pelo MP/SP com os nomes dos indicados para integrar a Corte pelo Quinto constitucional.

Na ADIn 4.455, o CFOAB sustenta que a escolha dos membros do Quinto constitucional é ato complexo, dependendo da conjugação de três vontades: da classe a que pertence a vaga, do tribunal e do chefe do Poder Executivo. "Nesse contexto, a função do Tribunal é reduzir a lista a três nomes, somente podendo rejeitar um ou mais nomes da lista 'em caso de descumprimento dos requisitos objetivos constantes no artigo 94 da Constituição', de maneira fundamentada", afirma a entidade.

Já na ADIn 4.865, a CONAMP defende que a rejeição da lista sêxtupla para votação secreta do Tribunal e sem qualquer motivação viola a competência constitucional (artigo 94 da CF/88) e a autonomia funcional (artigo 127, parágrafo 2º, da CF/88) do MP, assim como o dever de fundamentação dos atos administrativos pelos tribunais (artigo 93, X, da CF/88).

Segundo a PGR, "o dispositivo regimental é inconstitucional ao violar ambos os critérios - por um lado, permite que o Tribunal possa excluir integrantes da lista sem fundamentação objetiva e, por outro, lhe concede a possibilidade de não escolher três indicados devidamente habilitados".

Veja a íntegra do parecer sobre a ADIn 4.455 e sobre a ADIn 4.865.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...