MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. 85% de entrevistados em pesquisa querem reforma politica
OAB

85% de entrevistados em pesquisa querem reforma politica

Quanto ao financiamento de campanha, 78% dos entrevistados se posicionaram contra a participação de empresas nas campanhas.

Da Redação

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Atualizado às 08:36

Uma pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira, 6, pelo presidente do Conselho Federal da OAB, Marcus Vinicius Furtado, revela que 85% dos entrevistados são favoráveis à reforma política, e que 92% dos entrevistados são a favor de PL nesse sentido por iniciativa popular.

Quanto ao financiamento de campanha, 78% dos entrevistados se posicionaram contra a participação de empresas nas campanhas e 90% dos que opinaram pediram punições mais rigorosas contra a prática de "caixa dois".

A pesquisa quis saber, também, qual o melhor modelo para eleger deputados, ficando 56% a favor de mudanças e pela instituição do voto em lista (lista e propostas de candidatos), contra 38% favoráveis à maneira atual, no nome do candidato.

Dentre os temas prioritários de propostas, os entrevistados elegeram saúde em 1º lugar, seguido por educação e controle de gastos do governo.

O IBOBE entrevistou 1.500 pessoas em todo o país de 27 a 30/7.

"Eleições Limpas"

Lançado no dia 24/6, em ato público realizado na sede do Conselho Federal da OAB, o projeto de iniciativa popular "Eleições Limpas" tem como objetivo coletar 1,5 milhão de assinaturas, número exigido para que seja apresentado ao Congresso.

A proposta de reforma política foi debatida durante ato público que também discutiu uma pauta de reivindicações a partir dos anseios demonstrados nas últimas manifestações populares.

A reforma política defendida é fundamentada em três eixos que alteram e visam legitimar ainda mais o sistema de eleições no país:

  • Extinção de doações de empresas a campanhas políticas. A alternativa é o financiamento democrático, um misto de recursos de cidadãos e públicos.
  • Sistema de dois turnos para eleições proporcionais: no primeiro turno o eleitor vota no partido, e no segundo nos candidatos.
  • Liberdade total de expressão, revogando normas que impedem o eleitor de manifestar suas opiniões políticas.

Confira a íntegra da pesquisa.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas