MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Instituto de Defesa do Direito de Defesa repudia postura de JB
AP 470

Instituto de Defesa do Direito de Defesa repudia postura de JB

Para IDDD, postura de JB demonstra "franco desprezo e ofensas aos que opinam de modo diverso".

Da Redação

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Atualizado às 08:35

Nesta sexta-feira, 16, o IDDD - Instituto de Defesa do Direito de Defesa publicou nota pública em repúdio à conduta do ministro Joaquim Barbosa na sessão de quinta-feira, 15. Na ocasião em que eram julgados os embargos de declaração dos réus da AP 470, JB discutiu com o ministro Lewandowski e o acusou de fazer chicana.

"Os episódios, mais uma vez protagonizados pelo Presidente do Judiciário - que parece ter sérios problemas com a magistratura brasileira - revelam e transportam os que assistem aos julgamentos às arenas militares, único lugar em que os dirigidos devem se calar diante do líder", afirma a nota.

No mesmo dia, a AMB, a Ajufe e a Anamatra também se manifestaram sobre a conduta de Joaquim Barbosa durante o julgamento do mensalão. Segundo nota pública das Associações, a insinuação de que um colega estaria fazendo a chicana "não é tratamento adequado a um membro da Suprema Corte brasileira".

"Os magistrados precisam ter independência para decidir e não podem ser criticados por quem, na mesma Corte, divirja do seu entendimento", defende o texto.

Para o IDDD, a conduta do presidente do Supremo revela seu desprezo a argumentos diversos e à necessária contraposição de ideias em regime democrático.

Leia a íntegra da nota do instituto:

_________

"Nenhum debate sob a égide do regime democrático pode desmerecer argumentos nascidos no debate, ou seja, do choque de ideias. Posições sobre um caso criminal devem nascer depois que aquele que se posiciona, supera, a contento, os argumentos dos que pensam de modo diverso.

Os episódios, mais uma vez protagonizados pelo Presidente do Judiciário - que parece ter sérios problemas com a magistratura brasileira - revelam e transportam os que assistem aos julgamentos às arenas militares, único lugar em que os dirigidos devem se calar diante do líder.

Tal postura, de franco desprezo e ofensas aos que opinam de modo diverso, mesmo sendo iguais em função, deve ser imediatamente repelida, em público, pelos demais Ministros. A maioria serve para isso.

Caso contrário, reviveremos um tempo de métodos que não queremos mais.

Augusto de Arruda Botelho

Diretor-Presidente

Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD)"

Patrocínio

Patrocínio Migalhas