MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Extintos processos de torcedores contra rebaixamento da Lusa
Justiça comum

Extintos processos de torcedores contra rebaixamento da Lusa

De acordo com decisão, a natureza jurídica da controvérsia transcende a órbita do interesse individual do postulante, o que subtrai sua legitimidade para figurar no polo ativo.

Da Redação

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Atualizado às 11:39

O advogado e torcedor da Portuguesa Marcelo Azem Mofarrej, que ajuizou ação na Justiça comum contra o rebaixamento do time paulista, teve seu pedido negado pela 40ª vara Cível do foro central de SP. A juíza Priscila Buso Faccinetto julgou extinta a demanda, sem julgamento do mérito.

Na medida cautelar preparatória (Processo: 1000101-26.2014.8.26.0100), o advogado pleiteava, em face da CBF e do STJD, a permanência do time na séria A do torneio. A Portuguesa foi punida pelo STJD, com a perda de quatro pontos, por ter escalado jogador irregular. Com a punição, o clube foi rebaixado à segunda divisão.

Segundo Priscila Buso Faccinetto, a natureza jurídica da controvérsia trazida a lume pela ação "transcende a órbita do interesse individual do postulante, o que subtrai sua legitimidade para figurar no polo ativo". Conforme entendeu, o autor, na qualidade de torcedor, e não sendo representante efetivo e regular do citado clube, "pessoalmente não possui legitimidade para discussão desta matéria em juízo".

A magistrada, que rememorou jurisprudência do TJ/SP no mesmo sentido, citou dispositivo do CPC (art. 6º), segundo o qual "Ninguém poderá pleitear, em nome próprio, direito alheio, salvo quandoautorizado por lei".

Justiça Desportiva

Em outra ação ajuizada por um torcedor contra a CBF, a juíza Ana Carolina Netto Mascarenhas, da 1ª vara do JEC da Lapa, em SP, também extinguiu a ação. De acordo com a magistrada, não foi respeitado o disposto no art. 217, 1º, da CF, que exige que a questão em tese já tenha sido decidida pela Justiça Desportiva, o que ainda não ocorreu neste caso, já que o autor ingressou diretamente perante o juizado (Processo: 0000017-39.2014.8.26.0004).

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS tem atuação na área empresarial trabalhista