MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TJ/BA deverá adequar edital de concurso para cartórios

TJ/BA deverá adequar edital de concurso para cartórios

Dentre as alterações está a inclusão de nota de corte para eliminação na prova objetiva.

Da Redação

domingo, 11 de maio de 2014

Atualizado em 9 de maio de 2014 15:04

O CNJ determinou que o TJ/BA faça duas adequações no edital 5/13, que abriu o concurso público para outorga de delegações de serventias extrajudiciais de notas e de registro no Estado. O tribunal deverá adotar norma no edital que evite a eliminação de candidatos exclusivamente em razão da nota obtida na prova de títulos. Além disso, deverá incluir nota de corte para eliminação na prova objetiva.

Para a conselheira Gisela Gondin, relatora, analisando o que dispõe a resolução 81/09, do CNJ, quanto às notas mínimas a serem alcançadas nas demais etapas, bem como previsões editalícias de outros concursos públicos para delegação de serventias, "entendo que o mínimo de 5 pontos na prova objetiva é patamar a atender a proporcionalidade e razoabilidade".

Prova de títulos

No voto, a conselheira Gisela Gondin aponta duas soluções para resolver o contrassenso de evitar a eliminação pela nota obtida na prova de títulos de candidato que não obtém nota superior a 10 pontos. A primeira delas é a adoção de um critério de dupla atribuição de notas: a nota de aprovação e a nota de classificação. A segunda é a cumulação de critérios de aprovação e classificação, exigindo-se que o candidato obtenha nota igual ou superior a cinco pontos nas provas eliminatórias e admitindo-se, para efeitos de classificação, que o candidato alcance nota final, calculada pela fórmula prevista na resolução 81/09, superior a quatro pontos.

"Seja qual for a solução alvitrada pelo TJ da Bahia para solução do caso, o certo é que deve adotar norma editalícia que evite a eliminação de candidatos exclusivamente em função da nota obtida na prova de títulos".

De acordo com o CNJ, o edital corrigido com a previsão da nota de corte deverá ser publicado em até 48 horas após a publicação da decisão. A fixação de prazo foi considerada necessária, já que a prova objetiva está marcada para o dia 29 de junho.

  • Processo relacionado: 0007303-41.2013.2.00.0000

Patrocínio

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA