MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Plano deve restabelecer credenciamento de clínica de tratamento de câncer
Saúde

Plano deve restabelecer credenciamento de clínica de tratamento de câncer

Justiça entendeu que descredenciamento prejudicaria pacientes graves.

Da Redação

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Atualizado em 19 de setembro de 2014 15:21

A 13ª câmara Cível do TJ/RJ determinou que a Unimed restabeleça o credenciamento de uma clínica de tratamento de câncer, sob o entendimento de que o abrupto descredenciamento prejudica os pacientes graves e cria um "desalinho na cadeia produtiva".

De acordo com o relator, desembargador Gabriel De Oliveira Zefiro, não se vislumbra qualquer ilegalidade na previsão contida no contrato firmado entre as partes, a respeito da possibilidade de denúncia unilateral por ambas, desde que respeitada a antecedência mínima de trinta dias. No entanto, segundo ele, a situação é peculiar, já que se trata de clínica responsável pelo tratamento de diversos pacientes portadores de doença grave, o câncer.

"O descredenciamento em relação a um plano do nível da Unimed é sempre capaz de causar desalinho na atividade empresarial desenvolvida pela recorrente, mesmo estando credenciada junto a outros planos."

O magistrado considerou razoável que se estipule o prazo de um ano dentro do qual o contrato continuará produzindo seus efeitos, a fim de que não só a agravada, mas também todos os pacientes por ela atendidos, possam se adequar à nova realidade, na esteira do que dispõe o art. 473, parágrafo único, do CC.

A clínica é representada pelo advogado José Del Chiaro, da Advocacia José Del Chiaro.

Veja a íntegra da decisão.

__________


Patrocínio

Patrocínio Migalhas