MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Lista tríplice para vaga do ministro Gilson Dipp no STJ é definida
Novo membro

Lista tríplice para vaga do ministro Gilson Dipp no STJ é definida

Lista será encaminhada à presidente Dilma.

Da Redação

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Atualizado às 10:06

A lista tríplice de candidatos à vaga do ministro Gilson Dipp, no STJ, está formada. Foram escolhidos os desembargadores Federais João Batista Gomes Moreira, do TRF da 1ª região; Joel Ilan Paciornik, do TRF da 4ª região; e José Marcos Lunardelli, do TRF da 3ª região.

O pleno do STJ definiu em sessão realizada nesta quarta-feira, 7, os nomes para figurar na lista, que será encaminhada agora à presidente Dilma Rousseff. Ao todo, 16 magistrados Federais concorriam à vaga.

Escrutínios

A votação foi acirrada. Foram necessários três escrutínios para que todos os candidatos fossem escolhidos. Da primeira deliberação saíram seis nomes mais votados: Kassio Nunes Marques (16 votos); Joel Ilan Paciornik (16 votos); José Marcos Lunardelli (14 votos); João Batista Gomes Moreira (13 votos); Rogério Favreto (10 votos); e José Antônio Lisbôa Neiva (6 votos).

Em 2º escrutínio, dois desembargadores foram eleitos para compor a lista: João Batista Gomes Moreira (19 votos) e Joel Ilan Paciornik (18 votos). Com 16 e 13 votos, respectivamente, passaram para um 3º escrutínio José Marcos Lunardelli e Kassio Nunes Marques. Neste último, por fim, em apertada votação, José Marcos Lunardelli recebeu 16 dos 30 votos possíveis.

Conheça os candidatos escolhidos.

Desembargador

TRF

Currículo

João Batista Gomes Moreira

1ª região

Natural de Patos de Minas/MG, tomou posse como desembargador Federal em fevereiro de 2001, promovido pelo critério de merecimento. Seu ingresso na magistratura deu-se em 1987, na seção judiciária do Acre, onde exerceu a diretoria do foro e foi membro do TRE. Serviu nas seções judiciárias do Amazonas, Goiás, Tocantins e Piauí. Na seção judiciária de Goiás, onde permaneceu por mais de 13 anos, foi diretor do foro e membro do TRE. Em 1993 e em 2000, oficiou como juiz convocado do TRF da 1ª região.

Joel Ilan Paciornik

4ª região

Nascido em Curitiba/PR, é graduado pela Faculdade de Direito da mesma cidade (1987) e mestre em Direito pela UFRGS. Em 1992, foi aprovado no concurso para juiz Federal substituto da 4ª região. Exerceu a titularidade da 3ª vara Federal Cível de Curitiba, foi diretor do foro da seção judiciária do Paraná e juiz do TRE. Em agosto de 2006, foi convocado para atuar como desembargador no TRF. Na Corte, foi presidente da 1ª turma e integrou o Conselho de Administração. Além disso, foi vice-corregedor regional no biênio 2011/2013.

José Marcos Lunardelli

3ª região

É desembargador Federal da 3ª região desde julho de 2010. Foi juiz Federal titular da 17ª Vara Cível de SP de 1999 a 2010; juiz Federal titular da 2ª vara Federal de Piracicaba, de 1997 a 1999; juiz Federal titular da 1ª vara Federal de São José do Rio Preto, de 1996 a 1997; juiz Federal substituto, de 1993 a 1996. Mestre e Doutor em Direito Econômico pela Faculdade de Direito da USP. Especialização em Filosofia e Teoria Geral do Direito também pela USP. Já lecionou Direito Administrativo e Econômico. Foi Presidente da Associação dos Juízes Federais de São Paulo e Mato Grosso do Sul - AJUFESP nos biênios 2001/2003 e 2003/2005.

Fonte: Migalhas

Magistratura estadual

Ontem, o pleno do STJ definiu a lista tríplice de outra vaga em aberto desde o ano passado, com a aposentadoria do ministro Sidnei Beneti, destinada à magistratura estadual.

A Corte escolheu os desembargadores Antonio Saldanha Palheiro (TJ/RJ); Nelson Juliano Schaefer Martins (TJ/SC); e José Afrânio Vilela (TJ/MG).

Patrocínio

Patrocínio Migalhas