MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Moro recebe nova denúncia contra Marcelo Odebrecht e ex-executivos
Lava Jato

Moro recebe nova denúncia contra Marcelo Odebrecht e ex-executivos

Juiz também decretou nova prisão preventiva dos réus.

Da Redação

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Atualizado às 15:15

O juiz Federal Sérgio Moro recebeu nesta segunda-feira, 19, nova denúncia contra o presidente da empreiteira Odebrecht, Marcelo Odebrecht, e mais três ex-executivos ligados à empresa por irregularidades em contratos firmados com a Petrobras. Pedro José Barusco Filho, ex-gerente de Serviços da Petrobras, e Renato de Souza Duque, ex-diretor de Serviços da estatal, também estão entre os denunciados.

Ao aceitar a denúncia, Moro determinou nova prisão preventiva de Marcelo Odebrecht, e dois de seus executivos, Rogério Araújo e Márcio Faria, "em vista dos riscos à investigação, à instrução criminal e à aplicação da lei penal". Renato Duque também teve a preventiva decretada. Com exceção de Barusco, todos estão presos desde junho deste ano, quando foi deflagrada a 14ª fase da operação Lava Jato.

Os réus são acusados de pagar propinas no total de R$ 138 milhões em oito obras da Petrobras, entre elas, terraplanagem na Refinaria Abreu e Lima e no Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro, e construção e montagem das plataformas de perfuração no Rio Paraguaçu.

Como presidente da holding, Marcelo Odebrecht teria orientado a atuação dos demais. Rogério Araújo, Márcio Faria da Silva e Cesar Rocha, diretores da empresa, estariam envolvidos diretamente no pagamento e negociação das propinas. Duque e Barusco seriam os beneficiários da propina.

Segundo Moro, "há, em cognição sumária, provas documentais significativas da materialidade dos crimes, não sendo possível afirmar que a denúncia sustenta-se apenas na declaração de criminosos colaboradores".

O juiz não recebeu a denúncia com relação ao doleiro Alberto Youssef e o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa, considerando as "diversas condenações anteriores", além dos acordos de delação premiada.

Estranhamento

Em nota, a Odebrecht destacou o fato de que a nova denúncia contra seus executivos tenha sido recebida pela JF/PR, sem novos elementos, e disse que causa estranheza a decretação das prisões.

"As defesas do executivo e dos ex-executivos da Odebrecht se pronunciarão na Justiça. Chama a atenção, no entanto, que essa nova denúncia do MPF tenha sido oferecida e aceita pela Justiça Federal horas após o Supremo Tribunal Federal conceder habeas corpus a um dos ex-executivos da empresa - e sem que tenham sido apresentados fatos novos em relação à denúncia anterior. Sobre a decretação de novas prisões preventivas, causa estranheza que a decisão, sem trazer novos elementos, insista em pontos já decididos pela corte suprema do país."

Confira a decisão.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...