MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. José Canotilho afirma que leis municipais contra Uber são inconstitucionais
Parecer

José Canotilho afirma que leis municipais contra Uber são inconstitucionais

Segundo jurista, lei 12.587/12, atribuiu aos municípios competência sobre transporte individual de passageiros, "mas não pode o poder legislativo municipal proibir esta atividade".

Da Redação

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Atualizado às 08:39

O jurista português José Joaquim Gomes Canotilho produziu parecer no qual endossa o coro defendendo a legalidade dos serviços prestados pela Uber. No documento, datado de 26 de outubro, o autor ainda trata da questão frente a normas proibitivas de SP e RJ, e destaca que as leis são ilegais e inconstitucionais.

Recentemente, outros operadores do Direito se manifestaram favoravelmente à existência e ao funcionamento do aplicativo, como Daniel Sarmento, André Ramos Tavares, Carlos Affonso da Silva e Ronaldo Lemos. A ministra Nancy Andrighi, do STJ, também afirmou em setembro, no Congresso Brasileiro de Internet, que leis municipais que visam banir o Uber são inconstitucionais.

Entre outras questões, o parecer aborda a lei complementar 159/14, do RJ, e a lei 16.297/15, sancionada recentemente em SP. Segundo o jurista, a lei 12.587/12, em seu artigo 12º, atribuiu aos municípios a competência para organizar, disciplinar e fiscalizar o transporte individual de passageiros, "mas não pode o poder legislativo municipal proibir esta atividade".

"Estas reservas ou exclusivas, proibições e inibições de forma primária e inovatória, a legislar sobre a matéria - diversa matéria - que é de competência legislativa privativa da União. A inconstitucionalidade orgânica de tais diplomas é, pois, directa e manifesta, por invasão das competências legislativas constitucionalmente reservadas à intervenção prévia e inovatória da União."

Canotilho conclui que as leis municipais são inconstitucionais, por violação direta da CF e "por violação isolada de diversos preceitos constitucionais, seja por violação sistematicamente agregada ou conjunta e simultânea desses diversos preceitos da Constituição Federal, que explicitam as bases fundantes e estruturais do Pacto fundante da República do Brasil e do (seu) Estado de Direito".

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS
NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS ASSOCIADOS