MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Desembargador Nalini assumirá Secretaria da Educação de SP
Governo de SP

Desembargador Nalini assumirá Secretaria da Educação de SP

Pasta estava sem titular desde o pedido de demissão de Herman Voorwald, no fim do ano passado.

Da Redação

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Atualizado às 13:14

O governador do Estado de SP, Geraldo Alckmin, anunciou nesta sexta-feira, 22, o desembargador e ex-presidente do TJ/SP José Renato Nalini como novo secretário estadual da Educação. A pasta estava sem titular desde o pedido de demissão de Herman Voorwald, no fim do ano passado.

"O professor Nalini tem espírito público e é extremamente interessado nas questões da educação. É um homem do diálogo, da cultura, da Academia Paulista de Letras. Temos absoluta confiança de que vamos dar um grande passo para melhorar ainda mais a qualidade da escola pública de São Paulo em benefício dos nossos alunos", afirmou Alckmin nesta manhã.

Novo cargo

Apesar de ter completado 70 anos em dezembro, Nalini não foi pego pela aposentadoria compulsória devido à LC 152/15, que permitiu posterga-la por mais cinco anos. O anúncio vem antes da saída oficial do magistrado da Corte bandeirante, a qual comandou durante o biênio 2014/15.

Currículo

Formado em Ciências Jurídicas e Sociais na Faculdade de Direito da PUC/Campinas, Nalini é mestre e doutor em Direito Constitucional pela Faculdade de Direito da USP.

Foi promotor de Justiça em Votuporanga, Itu, São Paulo e Ubatuba antes de ingressar na magistratura. Como juiz, trabalhou em Barretos, Monte Azul Paulista, Itu, Jundiaí e São Paulo. Também foi juiz corregedor da Corregedoria Geral de Justiça do Estado.

Nalini leciona desde 1969, quando começou no Instituto de Educação Experimental Jundiaí dando aula de Sociologia em aperfeiçoamento para professores. O magistrado é especialista em formação, preparo, educação e seleção de juízes, tendo colaborado com a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas