MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Gilmar Mendes critica "pretensos advogados" que atuam como lobistas
TSE

Gilmar Mendes critica "pretensos advogados" que atuam como lobistas

Ministro desaprovou a conversa entre Garotinho e seus advogados e defendeu a ministra Luciana Lóssio.

Da Redação

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Atualizado às 13:35

O presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, deu uma "bronca" nos "pretensos advogados" que atuam como lobistas e defendeu a ministra Luciana Lóssio. "Exerçam a profissão com dignidade e com respeito às instituições!"

A declaração foi em sessão da Corte, na manhã desta quinta-feira, 24, durante julgamento em que se revogou a prisão preventiva do ex-governador do RJ Anthony Garotinho.

No último domingo, 20, o programa Fantástico, da TV Globo, divulgou conversa entre Garotinho e seus advogados, na qual o ex-governador orienta os causídicos a procurarem a ministra do TSE para tratar do HC.

Para o ministro, na conversa, fala-se de forma "cifrada" de uma questão que é totalmente transparente e de direitos de todos: o habeas corpus. Gilmar Mendes afirmou que, ao falar dessa forma, os causídicos não tratam com a devida seriedade o Judiciário e as instituições, uma vez que é de conhecimento público que a ministra Luciana, e outros ministros, recebem advogados em seus gabinetes.

Aproveitando a oportunidade, Luciana afirmou que recebeu, sim, o advogado de Garotinho, em cumprimento do seu dever. "Todos os advogados que militam nesse Superior Tribunal Eleitoral sabem da minha agenda. Portanto, essa venda de ilusão de um contato é absolutamente inadmissível."

Gilmar Mendes declarou ainda que advogados que atuam como lobistas "não contribuem para a advocacia e contribuem para denegrir a imagem do Judiciário". "São vendedores de ilusões que estão aí a engenhar, a articular."

"Era preciso fazer esse registro. O advogado precisa saber que esse tipo de ato compromete a Justiça [...] Não se enfraquece apenas o Judiciário. A nossa matéria prima, a nossa substância, é a nossa credibilidade. É preciso que o cidadão acredite nessa mística."

O presidente da Corte disse que vai procurar a OAB e as instituições de advocacia para tratar dessa questão e verificar esses casos. "As instituições precisam trabalhar isso em defesa do Judiciário."

"É preciso que os advogados, que fazem jus a esse nome, não se confundam com lobistas."

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA