MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Jornal deve indenizar jovem por utilizar sua imagem para ilustrar matéria sobre obesidade infantil
Danos morais

Jornal deve indenizar jovem por utilizar sua imagem para ilustrar matéria sobre obesidade infantil

Autor e seus colegas de colégio o reconheceram na capa do jornal.

Da Redação

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Atualizado às 13:07

O jornal A Cidade, de Ribeirão Preto/SP, foi condenado a indenizar um jovem, por danos morais, por ter utilizado sua imagem para ilustrar matéria sobre obesidade infantil. A juíza de Direito Débora Cristina Fernandes Ananias Alves Ferreira, da 2ª vara Cível de Ribeirão Preto, fixou a indenização em R$ 9.370,00.

A fotografia foi tirada quando o autor estava em um parque público da cidade acompanhado de seus colegas de colégio. Na imagem, que foi publicada na capa do jornal, ele e seus colegas conseguiram identificá-lo, o que lhe causou constrangimento e dissabores.

Na sentença, a magistrada ponderou que se admite o uso de imagem captada em local público, mais ainda quando em tese não se puder identificar a pessoa fotografada.

No entanto, no caso, como a fotografia foi captada em momento em que o jovem estava acompanhado de seus colegas, a juíza considerou que "é mesmo crível que a eles foi possível identificá-lo como 'a criança obesa que ilustrava a matéria sobre obesidade decorrente de maus hábitos alimentares', mas, sobretudo, é certo que o autor, em dado momento, pôde se reconhecer como tal, mostrando-se mesmo irrelevante como essa informação lhe chegou".

A magistrada ressaltou ainda que o dano se agrava pela idade do autor, porque ainda está em formação e é presumível que sofra ofensas e dissabores dos colegas, por ter sua imagem atrelada à obesidade.

"A leitura da matéria veiculada pela parte requerida bem revela que a utilização da fotografia do autor, pessoa desconhecida do público, do leitor, não era mesmo fundamental ou sequer relevante para esclarecimento do conteúdo e para a inteligência do texto, mas foi usada, a seu ver, meramente como ilustrativa e, nesse ponto, permitindo as circunstâncias que o autor se identificasse, gerou dano moral, eis que é evidente que no atual estágio da cultura e desenvolvimento humanos a sociedade vem demonstrando exigências estéticas bem diversas e severas e tratando com desdém, muitas vezes, aqueles que a elas não se amoldam."

Veja a decisão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas