MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Advogada destaca iniciativa que pode ajudar na redução do backlog no INPI
Daniel Legal & IP Strategy

Advogada destaca iniciativa que pode ajudar na redução do backlog no INPI

A advogada Anne Caroline Lapa de Holanda explica que com o aumento das inovações tecnológicas, os pedidos de patentes tem sido cada vez maiores.

Da Redação

domingo, 13 de agosto de 2017

Atualizado em 11 de agosto de 2017 10:52

Medidas recentes adotadas pelo PROSUR – grupo de trabalho formado por 12 escritórios de propriedade industrial da América Latina, incluindo o INPI – podem ajudar na redução da fila de espera pela análise de patentes no Brasil, o chamado backlog.

Lançado em julho, o Patent Prosecution Highway (PPH), realizado entre os países do PROSUR, permite a solicitação de aceleração do exame de patentes de invenção e modelos de utilidade de pedidos solicitados em qualquer um dos países membros, reduzindo, assim, custos e tempo de análise.

Para utilizar o PPH, basta que o primeiro depósito do solicitante tenha sido feito em qualquer um dos países participantes do grupo, em qualquer área do campo técnico, em qualquer data. Tal projeto piloto, contudo, estará vigente a princípio somente até 30 de junho de 2018.

Além do PPH, o PROSUR acaba de lançar uma plataforma online de troca de informações. A nova ferramenta traz recursos como a possibilidade de busca de marcas, patentes e desenhos industriais no banco de dados dos países membros, além de um buscador de patentes que entraram em domínio público e estatísticas sobre a propriedade industrial nesses países.

Para a advogada Anne Caroline Lapa de Holanda, da Daniel Legal & IP Strategy, a ferramenta é um importante passo do PROSUR no incentivo à inovação e na resolução de questões comuns entre os países membros.

"Com o avanço da globalização e das inovações tecnológicas, o número de pedidos para registro de marcas e patentes tem sido cada vez maior e, apesar de variar bastante entre os países membros do grupo, tempo e qualidade na análise dos casos é sempre uma questão delicada."

A advogada explica que com essas iniciativas, os países membros poderão verificar quais as melhores práticas de Propriedade Industrial dos 12 participantes e aplicá-las em suas realidades.

____________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA