MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Conheça a família dos advogados mais jovens do Brasil
Dia do advogado

Conheça a família dos advogados mais jovens do Brasil

Os irmãos João, Mateus e Clarissa conquistaram a carteira da OAB antes dos 21 anos de idade.

Da Redação

sexta-feira, 10 de agosto de 2018

Atualizado em 9 de agosto de 2018 14:57

Uma família de Brasília tem se destacado pela dedicação na advocacia. Os irmãos João Costa Ribeiro Neto, Mateus Costa Ribeiro e Clarissa Costa Ribeiro conquistaram a tão sonhada carteira da OAB antes mesmo de chegarem aos 21 anos de idade.

Tudo começou com os pais dos jovens, João Costa Ribeiro Filho e Rosilene Costa Ribeiro, também advogados, que incentivaram os estudos dos filhos desde muito pequenos. E a boa educação não demorou muito para render bons frutos.

Aos 15 anos de idade, o filho mais velho do casal, João Costa Ribeiro Neto, ingressou na faculdade de Direito. Aos 20, conquistou o diploma e a carteira da OAB.

A trajetória acadêmica do jovem advogado não se encerrou com o término da faculdade. Ribeiro Neto é doutor em Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília - UnB, onde também trabalha como professor de Direito Constitucional. Atualmente, o jovem advogado está com 27 anos de idade e já atuou como procurador Federal. Na última quarta-feira, 8, João recebeu uma excelente notícia: foi aprovado em concurso para o cargo de juiz de Direito do TJ/SP.

"O exemplo foi muito importante, sem dúvidas, mas, mais do que simplesmente gostar do Direito, eu penso que meus pais me ensinaram, sobretudo, a gostar de estudar", diz.

t
A família Costa Ribeiro: (da esquerda para a direita) o pai, João Costa Ribeiro Filho; o filho mais velho, João Costa Ribeiro Neto; o filho
mais novo, Mateus Lima Costa Ribeiro; a filha do meio, Clarissa Costa Ribeiro; e a mãe, Rosilene Costa Ribeiro.

Os anos se passaram e os irmãos mais novos de João seguiram o mesmo caminho. Neste ano, o filho mais novo do casal, Mateus Costa Ribeiro, foi aprovado no exame da Ordem aos 18 anos de idade.

Atualmente, Mateus é o advogado mais jovem a obter a carteira da OAB no país, feito que se concretizou no último dia 27 de julho. E o rapaz, que já pensou em cursar Engenharia Aeroespacial e Filosofia, não esconde sua paixão pelo Direito. "Se encaixa mais no que eu gosto de fazer, que é argumentar, expor meu ponto, defender uma causa. Acho que poucas coisas me dão mais prazer na vida do que advogar por uma ideia. No Direito, eu posso colocar isso na prática."

Além dos dois rapazes, outro membro da família também está prestes a conquistar mais um recorde. A irmã do meio, Clarissa Costa Ribeiro, que aos 20 anos deve concluir a faculdade de Direito.

Clarissa já foi aprovada no exame da Ordem e, ao receber o diploma, deverá se tornar a mais jovem advogada do Brasil. "É muito legal saber que o meu irmão é o advogado e eu vou ser a advogada mais nova", afirma a jovem.

t
Os irmãos João Costa Ribeiro Neto, Mateus Costa Ribeiro e Clarissa Costa Ribeiro.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas